
A requalificação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, foi entregue nesta sexta-feira (28). O trecho é um importante corredor de transporte entre Curitiba e Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e recebeu uma faixa adicional em cada sentido para o transporte público.
Foram entregues também novas calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização viária, arborização e sistema de drenagem. O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, explica que ajustes finais da obra devem ser realizados nos próximos 15 dias.
A obra na Victor Ferreira do Amaral abrange 3.866 metros, entre a Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux e a Rua Professor Eduardo Correia de Lima. A entrega do trabalho marca a conclusão dos pacotes um e dois do lote quatro do projeto do Novo Inter II, que tem como objetivo modernizar o sistema de transporte coletivo da capital paranaense.
O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, detalha que a requalificação é fundamental para o desenvolvimento da região metropolitana.
Durante a entrega da obra, o prefeito de Curitiba também assinou a ordem de serviço autorizando a construção de um viaduto na Avenida Victor Ferreira do Amaral e duas pontes sobre o Rio Atuba, no limite entre Curitiba e Pinhais.
A prefeita do município da região metropolitana, Rosa Maria, explica a importância do trabalho integrado da capital com as cidades vizinhas.
Segundo a prefeitura, as novas estruturas deverão melhorar o eixo metropolitano, garantindo mais fluidez ao transporte público e ao tráfego de veículos. O viaduto terá 155 metros de comprimento e 25 metros de largura, com três faixas em cada sentido.
Já as pontes serão construídas nas vias marginais ao viaduto. Cada uma terá 35 metros de comprimento e 13 metros de largura, com duas faixas de rolamento, barreiras de proteção e calçada.
A empresa Castilho Engenharia será responsável pela execução da obra, que está prevista para começar no dia 31 de março. O investimento ultrapassa R$ 68 milhões.
Reportagem: Mirian Villa