Alep realiza audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista

Alep realiza audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) será tema de debate em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O encontro marca o início do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

Entre os assuntos em destaque estão os avanços na execução do Código Estadual da Pessoa com TEA. A consolidação promovida pelo Legislativo Estadual, sancionada em 2024, reúne leis relacionadas a direitos e diretrizes para formulação e implementação de políticas públicas.

A primeira vice-presidente da Alep, deputada Flávia Francischini, organizadora da iniciativa, destaca a importância de trazer o tema para debate. Este é o primeiro sob a vigência do novo Código.

O encontro acontece a partir das 9h, no Auditório Legislativo, e deve reunir representantes do governo estadual responsáveis pela implementação de políticas públicas previstas na legislação, além de representantes de entidades que contribuíram para a construção do código.

Também na terça-feira, às 10h, no Plenário, haverá sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em dois de abril. A sessão será presidida por Francischini, que também é mãe atípica.

Além de homenagem a pessoas e instituições envolvidas na causa, também vão ser entregues dois títulos de Cidadania Benemérita do Paraná a Berenice Piana e Maria Helena Jansen de Mello Keinert.

A Alep também recebe durante a semana a mostra fotográfica Autism Without Mask (Autismo sem Máscara), que retrata momentos de cumplicidade e terapia, com pinturas realizadas por mães atípicas e os filhos.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.