Governo defende ampliar parceria com Vietnã na produção de biocombustíveis

Em viagem ao Vietnã, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu ampliar a parceria com o país na área de biocombustíveis. Na avaliação do ministro, o Brasil pode ser o maior fornecedor do Vietnã de insumos para a produção do combustível.

No Fórum Econômico Brasil-Vietnã, em Hanói, Silveira disse que a produção de cana-de-açúcar no país asiático é tão relevante quanto para a economia brasileira.

De acordo com o ministro, essa característica faz com que os países estejam bem posicionados para avançar na pauta dos biocombustíveis.

“Já temos uma robusta parceria comercial, com destaque para os grãos secos de destilaria, utilizados na produção do etanol, mas podemos mais. O Brasil pode ser o maior fornecedor do Vietnã de insumos para biocombustíveis”, afirmou.

Com a lei de Combustível do Futuro, cerca de 1,6 bilhão de litros de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) devem ser produzidos no Brasil a partir de 2027. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os investimentos no segmento devem alcançar R$ 17,5 bilhões até 2027.

“Temos condições de ampliar nossas parcerias em outras frentes, como o Combustível Sustentável de Aviação, biocombustíveis marítimos e em minerais estratégicos”, disse.

“Estamos de portas abertas para compartilhar com vocês nossa experiência, estreitar parcerias comerciais e caminhar juntos na descarbonização da matriz energética do planeta, fortalecendo a nova economia, a verde”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste sábado (29) que pretende aumentar a corrente comercial com o Vietnã para US$ 15 bilhões até 2030, como parte do Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo defende ampliar parceria com Vietnã na produção de biocombustíveis no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.