Mulher que escreveu “perdeu, mané” em estátua do STF deixou penitenciária

Débora Rodrigues dos Santos, que ficou conhecida por escrever, com batom, a frase “perdeu, mané” na estátua do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, deixou o Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro, no interior de São Paulo, na noite da última sexta-feira (28).

Ela estava presa desde o ano passado, mas, na sexta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, concedeu a prisão domiciliar a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) informou que Débora “foi colocada em prisão domiciliar ontem (28), às 20h, após a direção do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro dar cumprimento ao Alvará expedido pelo Supremo Tribunal Federal”.

A defesa dela havia solicitado a liberdade provisória. No entanto, a PGR se manifestou contra a soltura, mas foi favorável à substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar.

Ainda de acordo com a decisão, apesar da mudança, a situação jurídica que a levou a prisão preventiva permanece inalterada.

Débora é casada e mãe de dois filhos, um de 11 anos e outro de 8 anos. Em março deste ano, Moraes votou para condená-la a 14 anos de prisão e ao pagamento de uma multa no valor de aproximadamente R$ 50 mil, além de uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

O nome dela se tornou um símbolo daqueles parlamentares e políticos que apoiam o projeto de lei que pede a anistia para os envolvidos no 8 de Janeiro. Em outubro do ano passado, ela chegou a encaminhar um pedido de desculpas ao ministro Alexandre de Moraes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mulher que escreveu “perdeu, mané” em estátua do STF deixou penitenciária no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.