Preços de medicamentos aumentam nesta segunda-feira (31)

Preços de medicamentos aumentam nesta segunda-feira (31)

A partir desta segunda-feira (31) os medicamentos ficam mais caros no Brasil.  A autorização foi publicada no Diário Oficial da União e a decisão é da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Esse é um reajuste anual.

No ano passado o valor máximo do reajuste foi de 4,5%. O reajuste seguirá três faixas, conforme a classe terapêutica dos medicamentos: o remédio de nível 1, poderá ter o aumento máximo de 5,06%; o de nível 2, seguirá o índice de 3,83%; e o de nível 3 de 3,60%.

As empresas, segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, devem publicar e divulgar os novos preços dos produtos. Os remédios, na prática, já podem ficar mais caros nas farmácias, a partir de hoje (31).

Mas o Presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Nelson Mussolini, explicou que o reajuste não será sentido pelo consumidor de forma tão brusca, que esse aumento será gradual.

Apenas os medicamentos considerados únicos farão parte do grupo de remédios que devem sofrer o reajuste.

Através do site oficial, o Governo Federal informou que esse ajuste é regulamentado por lei e que não se trata de uma decisão do Governo Federal. A nota diz ainda que a Lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população.

Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei, busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos. 

Reportagem: Juliano Couto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.