Mutirão gratuito de prevenção ao câncer será realizado em Montes Claros; veja orientações para participar


Iniciativa promovida pela Associação Presente realizou 3.500 atendimentos em 2024. Ao longo de 13 anos, 300 casos da doença em estágio inicial foram descobertos. Participante do Mutirão de Prevenção ao Câncer
Associação Presente
A Associação Presente vai realizar no dia 4 de abril o 13ª Mutirão de Prevenção do Câncer em Montes Claros. Os atendimentos são gratuitos, mas é preciso seguir algumas orientação para participar.
“O Mutirão de Prevenção do Câncer nasceu de um sonho: levar esperança e acesso à saúde para quem mais precisa. Há 13 anos, criamos essa ação com um propósito muito claro: garantir que ninguém fique sem a chance de se prevenir e se cuidar. A prevenção é um direito, e sabemos que, para muitas pessoas, essa é a única oportunidade do ano para realizar exames essenciais”, explica a fundadora e presidente da entidade, Priscila Miranda.
A expectativa é de que mais de 3.500 pessoas sejam examinadas neste ano. O Mutirão de Prevenção será realizado das 7h às 17h, na Praça Doutor Carlos, no Centro da cidade. Serão distribuídas senhas para a realização dos atendimentos.
“Nosso objetivo é superar essa marca, ampliando os atendimentos e levando acolhimento a cada pessoa que passar pelo Mutirão. O que nos move é o compromisso de salvar vidas através da prevenção, e é isso que nos impulsiona a crescer a cada ano.”
Para participar é preciso levar o RG e o CPF e seguir algumas orientações:
Exame de mama
Faixa etária de 50 a 69 anos
Cartão do SUS atualizado
Exame de próstata
Faixa etária de 50 a 70 anos
Abstinência sexual mínima de dois dias
Não andar de moto, cavalo ou bicicleta nas últimas 48 horas
Não é necessário estar em jejum
Exame de colo de útero
Faixa etária de 20 a 65 anos
Abstinência sexual mínima de dois dias
Não estar grávida
Não estar menstruada
Mutirão é realizado há 13 anos
Associação Presente
A fundadora e presidente da entidade destaca que nos últimos 13 anos o Mutirão de Prevenção já identificou mais de 300 casos da doença em estágio inicial. Ela destaca ainda que, quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura, que chegam a mais de 90% em alguns casos.
“Eu costumo dizer que diagnosticar precocemente é oferecer uma nova chance de vida. O câncer, quando descoberto no início, tem um tratamento muito mais eficaz, menos agressivo e, principalmente, com mais possibilidades de cura.
Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas descobrindo a doença já em estágios avançados, quando as opções terapêuticas são mais limitadas. E isso, na maioria das vezes, acontece por falta de acesso à informação e aos exames. O Mutirão existe para mudar essa realidade, para garantir que cada pessoa possa cuidar da sua saúde sem barreiras, sem obstáculos.”
Conheça o trabalho da Associação Presente em Montes Claros
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.