Polícia investiga caso em que mãe diz que foi dar à luz a gêmeas e só recebeu um bebê no Rio


A mãe entregou exames em que mostram que ela fez pré-natal acreditando estar grávida de gêmeas, mas na hora do parto só tinha uma bebê. Equipe médica disse à ela que não era uma gestação gemelar e que exames erraram. Polícia investiga caso em que mãe diz que foi dar à luz a gêmeas e só recebeu um bebê no Rio
A Polícia Civil do Rio investiga um caso em que uma mãe da Zona Oeste afirma ter ido dar à luz a gêmeas, mas só um bebê lhe foi entregue após o parto. A angústia de Kathelen Tavares começou na sexta-feira (28) no Hospital Municipal Mariska Ribeiro, em Bangu.
A jovem já é mãe de gêmeas e ao descobrir a nova gestação soube que seria de gêmeas novamente. Depois de todo o pré-natal, consultas e exames com laudo gemelar, Kethelen quer entender o que aconteceu com o outro bebê.
Segundo ela, os fetos apareciam saudáveis e era possível ouvir dois corações, mas no parto ela só ouviu um neném chorar e logo foi informada que não tinha outro.
Na documentação do pré-natal, os registros mostram que a mãe compareceu a dez consultas na Clínica da Família e as informações têm dados de duas bebês.
Na ultrassonografia de dezembro do ano passado, feita em uma Clínica da Família em Realengo, o exame aponta dois fetos com batimentos cardíacos diferentes e até tamanhos de fêmur distintos.
O último exame tinha sido feito na quarta-feira no próprio Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu. Os laudos também apontam dois batimentos cardíacos.
Polícia investiga caso em que mãe diz que foi dar à luz a gêmeas e só recebeu um bebê no Rio
Reprodução/TV Globo
O parto estava agendado para sábado (29), mas a bolsa estourou um dia antes e a mãe correu para o hospital. Pela necessidade de rapidez, nenhum parente conseguiu acompanhá-la no parto.
Kathelen foi sozinha para a sala de cirurgia.
“Me botaram na sala de cirurgia, me mandaram separar duas roupas para dois bebês, tomei anestesia, fiquei deitada, escutei o choro de uma, botaram em cima de mim, eu falei que não aguentava e depois falaram que não tinha outro bebê, não me falaram mais nada”, conta a mãe.
Os registros de internação no hospital também têm a informação de uma gestação gemelar – o que também consta na declaração de nascido-vivo entregue à mãe pelo hospital.
A família registrou o caso na 34ª DP (Bangu), que disse que investiga o caso e que solicitou documentos da unidade hospitalar e imagens de câmeras de segurança. O diretor do hospital foi intimado para prestar depoimento e a mãe será novamente ouvida.
Polícia investiga caso em que mãe diz que foi dar à luz a gêmeas e só recebeu um bebê no Rio
Reprodução/TV Globo
Procurada, a prefeitura do Rio disse que na cesariana verificou-se que não eram gêmeos, apenas um bebê e que o parto foi acompanhado pela equipe médica e de enfermagem.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Kathelen estava apenas com uma placenta e um cordão umbilical. A direção do hospital disse ainda que os obstetras investigaram e não constataram sinal ou vestígio de outros fetos.
O município informou que a paciente foi informada em todas as consultas que dois batimentos cardiofetais podem corresponder aos sons do mesmo feto em dois pontos diferentes do abdômen da grávida.
A prefeitura finaliza a nota informando que não houve complicações no parto, que a jovem foi acolhida e assistida pela equipe do hospital. A equipe da TV Globo questionou sobre o exame da cardiotocografia feito no hospital na semana passada, dois dias antes do parto, que indicou dois fetos com batimentos diferentes, mas não tinha tido retorno.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.