Mianmar: Após terremoto, moradores dormem em estradas por medo de tremores

Moradores da cidade de Mandalay, em Mianmar, acamparam na beira da estrada na noite desta segunda-feira (31) devido a um alto número de tremores secundários após o grande terremoto de sexta-feira (28) que matou mais de 2 mil pessoas no país, disse a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).

Famílias estavam sentadas com seus filhos na calçada, perto do rio, algumas cercadas por seus pertences, e a calçada estava coberta de tendas e mosquiteiros.

O diretor regional para a Ásia-Pacífico na FICV, Alexander Matheou, disse à Reuters que a organização de ajuda estava preocupada com o “calor extremo” e o “acesso mínimo a água potável, sombra ou comida”.

“O serviço médico também foi danificado”, disse ele, observando que há acesso limitado a cuidados de saúde.

Mandalay está perto do epicentro do terremoto de magnitude 7,9 que ocorreu na sexta-feira.

China, Índia e Tailândia estão entre os vizinhos de Mianmar que enviaram materiais de socorro e equipes, juntamente com ajuda e pessoal da Malásia, Cingapura e Rússia.

As Nações Unidas disseram que estavam enviando suprimentos de socorro para sobreviventes no centro de Mianmar.

Os Estados Unidos prometeram US$ 2 milhões em ajuda “por meio de organizações de assistência humanitária baseadas em Mianmar”.

Eles disseram em uma declaração que uma equipe de resposta de emergência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que está passando por cortes massivos sob o governo Trump, está sendo enviada para Mianmar.

A devastação do terremoto acumulou mais miséria em Mianmar, já em caos devido à guerra civil que se intensificou depois que o governo eleito da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi foi deposto pelos militares.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mianmar: Após terremoto, moradores dormem em estradas por medo de tremores no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.