Receita Federal libera declaração pré-preenchida do IRPF 2025

Receita Federal libera declaração pré-preenchida do IRPF 2025

A Receita Federal libera, nesta terça-feira (1º), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025. Com a funcionalidade, os contribuintes têm acesso automático a informações como saldos bancários, imóveis adquiridos, investimentos, contribuições para a previdência privada, códigos de juros, restituições recebidas no ano-calendário, entre outras.

Na etapa inicial, a Receita liberou dados da Dirf (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), da Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), da Dimed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e do Carnê-Leão Web.

Veja mais: Motociclista morre em acidente com caminhão na Rodovia dos Minérios

A Receita Federal estima que 57% das declarações sejam feitas com essa funcionalidade, que facilita o preenchimento e reduz erros. O professor de ciências contábeis, Deypson (DEIVISON) Carvalho, detalha que a versão pré-preenchida diminui divergências.

A declaração pode ser feita pelo celular, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, pelo site do e-CAC e pelo Programa Gerador da Declaração (PGD). Para usar a versão pré-preenchida, é preciso ter uma conta prata ou ouro no GOV.BR e ter toda a documentação em mãos para comparar os dados.

O professor detalha que é possível cair na malha fina mesmo usando os dados fornecidos pela Receita Federal, por isso, acompanhar o processo é fundamental.

Veja mais: Assembleia Sicredi 2025: mais de 12 mil pessoas já participaram

O prazo de envio da declaração vai até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita Federal espera receber, neste ano, 46 milhões e 200 mil declarações. O número representa alta de quase 7% em relação ao número de entregas em 2024.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.