Relator do Conselho de Ética da Câmara vota pela cassação de Glauber

O relator do Conselho de Ética da Câmara, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), votou nesta quarta-feira (2) a favor da cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ). O parlamentar é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional durante uma confusão em 2024.

“Diante das provas produzidas nos autos, verifica-se que o representado [Glauber Braga] extrapolou os direitos inerentes ao mandato, abusando, assim, das prerrogativas que possui. (…) É uma quebra nítida de decoro parlamentar. (…) Diante o exposto, voto pela procedência da representação número 5 de 2024 com a consequente aplicação ao deputado Glauber Braga da sansão de perda de mandato”, afirmou.

Logo após a votação, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) pediu vista — mais tempo para análise — do processo, que deve ser retomado apenas na próxima semana.

A representação contra o parlamentar foi apresentada em abril do ano passado pelo partido Novo. A sigla alega que Glauber ameaçou agredir o integrante do MBL caso ele tentasse entrar novamente no anexo.

Na sessão desta quarta, o deputado disse estar “indignado”, mas com o “coração tranquilo”.

Depois de todo o processo, o Conselho da Câmara decide por aprovar ou não a sanção do deputado, como suspensão ou perda de mandato. A decisão final, no entanto, será feita pelo Plenário da Casa Legislativa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Relator do Conselho de Ética da Câmara vota pela cassação de Glauber no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.