Não há qualquer prova de que empresários terão que colocar membros de facções na folha de pagamento

Boatos.org

Boato – Empresários serão obrigados a colocar nomes de membros de facções criminosas em folhas de pagamento.

Análise

Nos últimos dias, começou a circular um vídeo que faz uma denúncia alarmante. Nele, um homem afirma que traficantes estariam obrigando empresários a colocar nomes de membros de facções criminosas na folha de pagamento de suas empresas. O autor da gravação diz que essa situação teria começado no Rio de Janeiro e se espalharia por todo o Brasil. Além disso, ele alega que tudo isso estaria acontecendo com o consentimento e autorização do governo do PT.

O vídeo, que rapidamente viralizou, traz uma série de detalhes sobre como os criminosos estariam abordando os empresários e exigindo que nomes de familiares do tráfico fossem registrados em cargos de chefia. O autor da gravação também cita casos de expulsão de moradores por traficantes no Rio de Janeiro e no Ceará como uma suposta “comprovação” de suas alegações. Confira o que está sendo dito:

Em 2003, quando Lula assumiu, tá? Eu fiz um vídeo que nossa queriam me matar, queriam cortar minha cabeça, queriam fazer mil coisas. Eu disse que a partir dali, daquele dia, traficantes estariam tocando a campainha do seu imóvel e lhe dando um prazo para desocupar que a partir daquele momento aquele imóvel iria pertencer a eles. Me chamaram de acéfalo, me chamaram de apoiador de bandido, me chamaram de mentiroso, de criador de fake news, me chamaram de velho e maluco, me deram tanto tanto nome, sabe, gente?  Eu falei: “Olha, vocês não estão acreditando? Tu é maluco, rapaz, para de inventar história. Vai arrumar um trabalho, eu sou aposentado”.

E o que que aconteceu? Nós, ontem a Rede Globo noticiou que aqui no Rio de Janeiro, ali no Bairro Rio Comprido, tá? Os traficantes estão descendo, estão tocando a campainha e dão 24 horas para o proprietário desocupar o imóvel com os seus com os seus bens pessoais, documentos, roupas, que a partir daquele momento, o imóvel pertence à facção criminosa. Como isso, como isso me dói ter que falar assim, eu acertei, eu preferia não dizer, eu preferia até falar assim, pô, eu exagerei mesmo, mas não exagerei. A mesma coisa, acompanha aí minha Quem E quem fez a matéria foi a Rede Globo, tá?

Acabou de acontecer em Aldeota, no Ceará e Barra do Ceará. Os traficantes em Fortaleza estão dando um prazo para que o proprietário desocupe o imóvel, que a partir daquele momento o imóvel pertence a facção predominante. Eu vou fazer mais uma previsão, mais uma. Se eu, olha, eu não queria acertar, mas vou acertar, tá? A partir já da do meiar desse ano agora, já tá acontecendo, começou a acontecer agora. Empresários, tá, serão solicitados a a ter reunião com traficantes e os traficantes, eu sei disso tudo, porque existe já uma pauta e eu, sabe, eu eu não posso falar muito também, senão eu acabo arrumando merda para mim mesmo, tá? Já tem traficante levando a empresas migrando Avenida Brasil no Rio de Janeiro, Presidente Dutra e Washington Luiz, levando uma cartinha aos empresários com nomes. Eles escolhem 10 nomes dali de familiares do tráfico, tá? Olha como é que tá funcionando a coisa. E vão lá e dão o dono da empresa.

Olha, a partir de hoje, essas 10 pessoas têm que constar na lista de pagamento da da da empresa, tá? Não Não pode exigência, não pode ser inclusa na lista de pagamento de pessoais de serviços gerais, nada disso, cargos de chefia. Isso está acontecendo hoje no Rio de Janeiro, Washington Luís, presidente do Ultra, em várias empresas e vai acontecer pelo Brasil inteiro. Tudo começa no Rio de Janeiro. Depois vai se espalhando. Como que tá funcionando, tá? Olha, que eu vou falar, eu provo, eu provo, fonte, fonte, o gerente do mercado. Uma Uma loja da rede supermarket foi visitada por um por um traficante e na Ilha do Governador, tá? Eles levaram lá uma lista com oito, oito pessoas que essas oito pessoas passam, passam, tá, a ter não salários, tá? Eles passam a ter direito a todo mês de uma compra de R$ 2.000, são familiares de traficantes que estão presos, ó, essas oito pessoas aqui vão vir todo mês, o carrinho tem que sair com R$ 2.000, no mesmo bairro da Ilha do Governador Cocotá, o nome do bairro, tá?

Logistas estão sendo visitados, o traficante vira e fala: “Olha, quantos funcionário tem a sua loja? São cinco, a partir de hoje tem seis. Mas como? Inclui o nome dessa pessoa que tá vindo pagar o pagamento dela todo mês, tá? Olha, gente, uma gráfica na estrada do Dendê, tá? Com 57 funcionário, teve que aumentar a folha de pagamento em mais três funcionários. Como que é isso, Seu Luiz? É, eles vão lá falar, a partir desse mês, esses três funcionários são funcionários da empresa, nunca virão aqui, mas o pagamento dele, recolhimento de fundo de garantia, tem que estar em dia. O que eu tô falando está sendo aí, tá explodindo, tá explodindo.

Acompanhe a matéria do que aconteceu no Rio de Janeiro, né, na no bairro da lá da do Rio Comprido e o que que aconteceu em Aldeota e Barra do Ceará. Escutem que a coisa vai piorar, vai piorar. Vão ter empresas, sabe, gente? Empresas que tem um quadro de funcionário com 2.000 3.000 funcionário recebendo 50 nomes, 50. Cada empresa tem que acrescentar 50 nomes, entendeu? A coisa é muito séria, a coisa é muito séria, a coisa é muito, muito, muito, muito séria. O tráfico tomou conta, esse dinheiro não é só para o tráfico, esse dinheiro segue para auxiliar as campanhas do PT, se vocês não sabem, tá? Tudo o que está acontecendo é com consentimento e autorização do PT, tá?

Checagem

A história é um tanto quanto assustadora, mas o conteúdo do vídeo viral levanta uma série de dúvidas. São elas: 1) Empresários terão que colocar nomes membros de facções em folhas de pagamento? 2) Houve algum caso real que ilustrasse que empresários terão que colocar nomes membros de facções em folhas de pagamento? 3) Os outros casos citados pelo homem que envolvem traficantes expulsando pessoas de casas são reais?

Empresários terão que colocar nomes de membros de facções em folhas de pagamento?

Não há qualquer prova de que essa situação esteja ocorrendo. O homem que aparece no vídeo não apresenta qualquer evidência para sustentar suas alegações, limitando-se a dizer que “sabe de tudo” e que “não pode falar muito” para evitar problemas. Se houvesse qualquer denúncia concreta, o mais adequado seria levar o caso às autoridades, e não divulgar um vídeo alarmista na internet.

Além disso, não há registros de operações policiais ou reportagens que confirmem que traficantes estão forçando empresários a empregar membros de facções criminosas. Crimes envolvendo lavagem de dinheiro em empresas existem, mas a tese apresentada no vídeo não tem base em fatos concretos.

Houve algum caso real que ilustrasse que empresários terão que colocar nomes de facções em folhas de pagamento?

Não. Nenhuma autoridade ou investigação apontou para essa suposta exigência por parte de traficantes. O vídeo também não cita nenhuma prova concreta, apenas relatos genéricos e vagas menções a empresários recebendo listas de nomes. O que se sabe é que facções criminosas utilizam diversos meios para lavagem de dinheiro, mas a imposição de contratações diretas em empresas não foi documentada por qualquer fonte confiável.

Os outros casos citados pelo homem que envolvem traficantes expulsando pessoas de casas são reais?

A expulsão de moradores por facções criminosas já ocorreu em algumas regiões do Brasil. No entanto, o caso citado pelo autor do vídeo como um exemplo recente do fenômeno no Rio de Janeiro não ocorreu da maneira que ele descreveu. Na realidade, a própria reportagem do G1 revelou que os responsáveis por expulsar moradores fingiram ser traficantes e foram presos.

Sobre o caso do Ceará, ele não é recente. A situação relatada aconteceu em 2022 e foi abordada em uma reportagem do jornal O Globo, que explica que disputas entre facções levaram à expulsão de moradores, sem qualquer relação direta com o atual governo federal.

Conclusão

A alegação de que empresários terão que colocar nomes de membros de facções criminosas em folhas de pagamento não tem qualquer embasamento. O vídeo em questão não apresenta provas, e as situações citadas foram distorcidas. Crimes envolvendo tráfico de drogas e empresas para lavagem de dinheiro existem, mas a narrativa do vídeo é sensacionalista e não tem comprovação.

Boato sem comprovação 👎

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post Não há qualquer prova de que empresários terão que colocar membros de facções na folha de pagamento appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.