O chefe da Otan, Mark Rutte, e o novo embaixador dos Estados Unidos tentaram tranquilizar os aliados europeus nesta quinta-feira (3) de que Washington permanecerá comprometida com a aliança militar ocidental, apesar das duras palavras do presidente Donald Trump.
Eles fizeram a afirmação enquanto os ministros das Relações Exteriores da Otan se reuniam em Bruxelas com os europeus esperando que o secretário de Estado, Marco Rubio, dissipasse as dúvidas sobre a posição dos EUA, mesmo com as tensões aumentando sobre as novas tarifas comerciais íngremes de Trump.
A crença europeia nos Estados Unidos como o protetor final do continente contra qualquer ataque da Rússia foi severamente abalada pela tentativa de reaproximação de Trump com Moscou e pela forte pressão sobre Kiev enquanto ele busca acabar com a guerra na Ucrânia.
Além disso, Washington disse sem rodeios aos países europeus nos últimos meses que não pode mais se concentrar principalmente na segurança do continente e que eles terão que gastar muito mais em defesa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades da Otan buscam garantias sobre compromisso dos EUA com aliança no site CNN Brasil.