Primeira etapa do Fala Curitiba termina nesta sexta-feira (4)

Primeira etapa do Fala Curitiba termina nesta sexta-feira (4)

O prazo para participar da primeira etapa do Fala Curitiba termina nesta sexta-feira (4). O programa de consultas públicas tem como objetivo escutar a população sobre como a Prefeitura deve investir os recursos.

Nesta fase, os curitibanos sugerem prioridades para fazer parte do PPA (Plano Plurianual). Das 21 áreas temáticas apresentadas, é possível escolher até cinco para sugerir à Prefeitura como aplicar parte dos recursos oriundos da arrecadação de tributos em ações de médio e longo prazos.

Veja mais: Paraná lança concurso de inovação para criação de bengalas inteligentes

Entre elas, assistência social, capacitação profissional, educação, esporte e lazer, habitação, obras, entre outras. Para participar, a população pode preencher o formulário virtual disponível no site do Fala Curitiba 2025 ou na versão impressa, levada aos bairros da cidade por meio dos carros do Fala Curitiba Móvel. 

A retomada do programa Fala Curitiba acontece na segunda-feira (7). Nesta nova etapa, o público pode sugerir as mesmas áreas temáticas até o dia 25 de julho, mas, desta vez, para subsidiar a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). Será a segunda das quatro fases da consulta pública, que obedece à lei brasileira sobre responsabilidade fiscal. 

Veja mais: Bombeiros do Paraná podem atuar em enchentes pelo mundo

Na sequência acontecerão as reuniões de priorização nas Administrações Regionais, com grupos de bairros, para construir demandas coletivas com a mediação de técnicos da Prefeitura. O objetivo é garantir viabilidade de realização das sugestões apresentadas.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, desde que entrou em funcionamento, em 2017, o programa Fala Curitiba mobilizou cerca de 80 mil participantes, que elegeram 603 prioridades coletivas. Do total, mais de 80% foram atendidas.

Informação: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.