Chuvas intensas no Rio: alerta destaca riscos e urgência da prevenção

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de fortes chuvas para diversas regiões do estado, incluindo Petrópolis, na Região Serrana do Rio, com vigência até o próximo domingo (6). Diante do risco de enchentes e deslizamentos, a Defesa Civil realizou, na quarta-feira (2), uma reunião intersetorial para definir um plano emergencial de ações preventivas e de atendimento à população.

A preocupação com os impactos das chuvas também se intensifica no município do Rio, com a divulgação do novo Índice de Vulnerabilidade a Chuvas Extremas na cidade do Rio de Janeiro (IVCE-RJ).

O estudo aponta que 599 mil domicílios – 21% do total da capital – estão altamente vulneráveis a inundações ou deslizamentos, sendo que 142 mil apresentam vulnerabilidade muito alta. A pesquisa foi desenvolvida pela Ambiental Media em parceria com o grupo de pesquisa RioNowcast+Green, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em entrevista à CNN, a professora e pesquisadora da UFF Mariza Ferro alerta para o cenário preocupante, agravado pelos eventos climáticos extremos intensificados pelo aquecimento global.

“Os dados mostram que a cidade não está preparada, em termos de infraestrutura, para as mudanças climáticas. É preciso avançar com medidas de resiliência urbana; na melhoria do alerta precoce com sensores para fazer previsões mais precisas, sirenes, rotas de fuga e pontos de apoio, treinamentos e simulações; obras de infraestrutura, tais como medidas para uma cidade esponja, dragagens e contenções.”

O levantamento revela que 70 mil moradias no município estão classificadas como altamente vulneráveis a deslizamentos, sendo 9.700 em nível muito alto. O cenário é ainda mais alarmante no caso das inundações, com 530 mil residências em alta vulnerabilidade, das quais 132 mil apresentam risco muito elevado.

Alertas na região serrana

Como parte dos esforços para reduzir os impactos das chuvas extremas, a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro acionou, pela primeira vez, o alerta extremo do sistema Defesa Civil Alerta. A tecnologia, baseada no sistema Cell Broadcast, permite o envio de mensagens emergenciais diretamente para os celulares da população em áreas de risco.

O primeiro alerta foi disparado nesta terça-feira (1º) para Guapimirim, após monitoramentos identificarem chuvas intensas na Serra dos Órgãos, aumentando o risco de enxurradas. Com dois níveis de notificação –severo e extremo–, o sistema amplia a capacidade de comunicação da Defesa Civil em situações de emergência, garantindo que a população seja avisada com rapidez e possa tomar medidas preventivas.

A secretaria e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando as condições climáticas 24 horas por dia. O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, reforçou a importância da conscientização.

“É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações das autoridades. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares. Segurança é compromisso de todos” alertou o comandante.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas intensas no Rio: alerta destaca riscos e urgência da prevenção no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.