Santos: perto de estreia, Zé Rafael fala sobre recuperação

Anunciado como um dos grandes reforços do Santos para a temporada, Zé Rafael vive a expectativa de, enfim, estrear com a camisa do Peixe.

O jogador de 31 anos passou por uma cirurgia em fevereiro por conta de uma alteração na região lombar baixa, chamada espondilolistese, que consiste no desalinhamento entre duas vértebras. Além das dores e a diminuição da mobilidade, ele ainda tinha dificuldade de execução de alguns movimentos.

A princípio, foi pensando um tratamento conservador e não cirúrgico, mas, com o tempo o próprio atleta optou pelo procedimento para voltar a jogar em alto nível.

“Joguei, na verdade, o ano todo com muita dor [ainda pelo Palmeiras], consequentemente limitado e, obviamente, você acaba perdendo rendimento, porque nesse nível que a gente joga, estando a 100%, o nível já é difícil de competir, agora quando você está abaixo dos adversários, complica”, disse.

Desde a cirurgia, Zé Rafael focou em um processo intenso de recuperação que inclui atendimento médico e uma segunda etapa de treinamentos, já no CT Rei Pelé.

Exercícios com carga, na piscina e no solo são algumas das atividades realizadas pelo jogador, que já não sente mais dores e pode ser uma opção para o técnico Pedro Caixinha nas disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Estou evoluindo de maneira muito rápida até, mais do que a gente esperava e eu estou muito feliz. Desde o dia seguinte à cirurgia, já senti uma diferença no meu corpo. Já não senti a mesma dor que me incomodava durante um longo período. Tenho de agradecer muito aos médicos, a equipe médica do Santos FC, a equipe de fisioterapia, a equipe pessoal minha também, que me ajudou por um tempo, fazendo os tratamentos nos períodos opostos ao clube”, revelou.


Zé Rafael durante treinamento intenso de fisioterapia no CT Rei Pelé • Foto: Raul Baretta/Santos FC

Reforço santista

Nascido em Ponta Grossa, no Paraná, Zé Rafael foi revelado na base do Coritiba e começou a carreira profissional em 2012. Ainda passou por Novo Hamburgo e Londrina antes de chegar ao Bahia, em 2017, onde ganhou destaque nacional.

Na equipe de Salvador, o volante atuou por duas temporadas, com 128 jogos, 18 gols e nove assistências. Chamou a atenção do mercado da bola por seu vigor físico e qualidade técnica. E, em dezembro de 2018, foi contratado pelo Palmeiras. Permaneceu no clube de São Paulo por seis anos, onde conquistou 11 títulos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Santos: perto de estreia, Zé Rafael fala sobre recuperação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.