
A oficina de interlocuções “Educação Popular e Letramento Digital: Intersecções”, foi palco de uma roda de debates com profissionais da arte e educação, sobre como a desinformação pode impactar a realidade das pessoas, baseado no uso da internet e redes sociais. O evento aconteceu neste sábado (29), na Caixa Cultural e fez parte da 33ª edição do Festival de Curitiba.
Um dos mediadores da oficina, Marco Konopacki, coordenador do eixo de Letramento Digital do Laboratório de Cultura Digital, vinculado à UFPR, explica como é o ambiente de informações que estamos vivendo atualmente. “Todos nós somos produtores de informação, e isso tornou o nosso ambiente informacional muito complexo criando desordem, levando certas informações a gerarem impactos sociais e políticos bem graves”.
O profissional fala sobre quais alternativas podemos utilizar para tornar nosso ambiente de informação mais saudável para o público. “Esse conceito de um bom ambiente informacional é construído em conjunto, nós, como sociedade, temos que entender quais pactos são necessários assumir, para garantir segurança e uma boa saúde mental das pessoas, compartilhando informações não violentas gerem impactos negativos na sociedade”, completou Marco.
Durante a roda de conversa, também foram apresentados exemplos de outros debates criados pela oficina, mostrando como a arte pode ajudar a combater a desinformação e a importância dos agentes culturais neste processo.
Caio Fábio dos Santos, artista cultural e um dos profissionais participantes do evento, fala sobre a importância dessa troca de experiências para os agentes culturais. “Por trabalhamos nesse meio, precisamos levar a informação de forma concreta para o público, com fontes confiáveis e referências, abrindo sempre a possibilidade de debates com as pessoas”.
“Nós precisamos formar pessoas que pensem e busquem outras fontes de informações, garantindo que elas tenham mais conhecimento sobre determinado tema e utilizem esse aprendizado no futuro”, completou Caio.
Colaboração: aluno Universidade Positivo Leonardo Sieben, com supervisão dos professores