
As atrações do Festival de Curitiba também alcançam municípios da região metropolitana, como em Araucária, onde o Centro Cultural Casa Eliseu Voronkoff levou as peças ‘Chapeuzinho de Muitas Cores’ e ‘Menina Não Pode, Menino Não Faz’ para a cidade.
A apresentação, que estreou no último sábado (29), é produzida pelos alunos do próprio Centro Cultural. A obra é uma adaptação do livro “Faca Sem Ponta, Galinha Sem Pé”, de Ruth Rocha, que aborda assuntos importantes para a sociedade sob o olhar de uma criança.
Para a diretora Ana Paula Frazão, é importante que as peças aconteçam em outras regiões, além da capital parananese, para que outras cidades se integrem no “mapa da cultura”. Esta é a quarta vez que o grupo participa da Mostra Fringe.
Com atores mirins, o espetáculo convida o público a questionar as funções e os papéis de gênero de uma forma lúdica. O enredo conta a história de Pedro e Joana, dois irmãos que têm gêneros trocados e que começam a enfrentar dilemas nunca antes vividos, agora que estão na pele um do outro.
Na produção dos alunos, com idades entre 11 e 15 anos, foram abordados tópicos como a violência contra a mulher e citação à Lei Maria da Penha. Além disso, a apresentação reflete sobre os sentimentos oprimidos que os meninos enfrentam.
Na peça colorida e reflexiva, as crianças fazem um apelo pelo respeito, abordando a negligência à criança e ao adolescente por parte das famílias e instituições escolares, com o pedido para que essas vozes sejam escutadas.
A outra turma, com idade entre 6 a 10 anos, apresentou uma releitura moderna de ”Chapeuzinho Vermelho”, com referências atuais que envolvem o público e chamam a atenção dos mais novos. A adaptação alegrou a plateia, que era composta, em boa proporção, pelos familiares dos jovens atores.
SERVIÇO
- “Chapeuzinho de Muitas Cores” e “Menina Não Pode, Menino Não Faz” – Dia: 28/03 e 05/04 às 17h
- Ingressos: gratuito
- Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados de Araucária, Beija-Flor, 1469, Capela Velha
- Duração: 60 min
- Gênero: Infantil
- Classificação indicativa: Livre
Colaboração: aluna Universidade Positivo Iara Pichorim, com supervisão dos professores