Adaptação literária aborda temas sociais pela perspectiva infantil

Adaptação literária aborda temas sociais pela perspectiva infantil

As atrações do Festival de Curitiba também alcançam municípios da região metropolitana, como em Araucária, onde o Centro Cultural Casa Eliseu Voronkoff levou as peças ‘Chapeuzinho de Muitas Cores’ e ‘Menina Não Pode, Menino Não Faz’ para a cidade.

A apresentação, que estreou no último sábado (29), é produzida pelos alunos do próprio Centro Cultural. A obra é uma adaptação do livro “Faca Sem Ponta, Galinha Sem Pé”, de Ruth Rocha, que aborda assuntos importantes para a sociedade sob o olhar de uma criança.

Para a diretora Ana Paula Frazão, é importante que as peças aconteçam em outras regiões, além da capital parananese, para que outras cidades se integrem no “mapa da cultura”. Esta é a quarta vez que o grupo participa da Mostra Fringe.

Com atores mirins, o espetáculo convida o público a questionar as funções e os papéis de gênero de uma forma lúdica. O enredo conta a história de Pedro e Joana, dois irmãos que têm gêneros trocados e que começam a enfrentar dilemas nunca antes vividos, agora que estão na pele um do outro. 

Na produção dos alunos, com idades entre 11 e 15 anos, foram abordados tópicos  como a violência contra a mulher e citação à Lei Maria da Penha. Além disso, a apresentação reflete sobre os sentimentos oprimidos que os meninos enfrentam.

Na peça colorida e reflexiva, as crianças fazem um apelo pelo respeito, abordando a negligência à criança e ao adolescente por parte das famílias e instituições escolares, com o pedido para que essas vozes sejam escutadas.

A outra turma, com idade entre 6 a 10 anos, apresentou uma releitura moderna de ”Chapeuzinho Vermelho”, com referências atuais que envolvem o público e chamam a atenção dos mais novos. A adaptação alegrou a plateia, que era composta, em boa proporção, pelos familiares dos jovens atores. 

SERVIÇO

  • “Chapeuzinho de Muitas Cores” e “Menina Não Pode, Menino Não Faz” – Dia: 28/03 e 05/04 às 17h 
  • Ingressos: gratuito 
  • Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados de Araucária, Beija-Flor, 1469, Capela Velha 
  • Duração: 60 min 
  • Gênero: Infantil 
  • Classificação indicativa: Livre

Colaboração: aluna Universidade Positivo Iara Pichorim, com supervisão dos professores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.