
Termina nesta sexta-feira (04), a ‘Operação Descanso Legal’ da Polícia Rodoviária Federal. A ação da PRF intensifica a fiscalização do cumprimento da Lei do Descanso no Paraná. Essa é uma ação que regulamenta a jornada de trabalho e o tempo de repouso dos motoristas.
Esta terceira etapa da operação teve início na última segunda-feira (31). No posto da PRF na BR 277, em São José dos Pinhais, quatro motoristas foram flagrados em pouco menos de meia hora após o início da ação.
LEIA MAIS:
- Polícia Penal abre procedimento interno para investigar prisão de inocente
Após a análise de cinco anos de estudo do trânsito, a iniciativa busca reduzir acidentes graves e salvar vidas, principalmente nos trechos de perigo. Além disso, a ação atende aos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortos (PNATRANS), que pretende reduzir para 50% a taxa de mortalidade no trânsito até 2028. 60% do transporte de cargas no Brasil é feito pelas rodovias.
Devido ao número de acidentes com veículos de carga ter aumentado em 6,37% em relação a 2023, os trechos exigem atenção redobrada. No Paraná, a PRF identificou que a principal causa dos incidentes é por fadiga, ausência de reação do condutor e uso de substâncias inibidoras do sono.
Como resultado da operação no Paraná, 493 veículos de carga foram fiscalizados durante o mês de Abril e 124 condutores foram autuados por descumprimento da Lei do Descanso.
Informação: Camille Mocelin com supervisão de Marlon Santiago