As aulas da rede municipal de educação de Angra dos Reis e de Petrópolis, no Sul Fluminense, foram suspensas nesta sexta-feira (4) em função da previsão de chuvas fortes nas cidades até o próximo domingo (6).
A cidade de Petrópolis, além de cancelar o dia de aulas, também decretou ponto facultativo
Os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para temporais em todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região da Costa Verde e sul Fluminense, foram os grandes impactadores no funcionamento das escolas. Segundo o instituto, deve chover um acumulado total de 300 mm na região.
A Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis também irá estabelecer a reposição da aula suspensa em dia não previsto como letivo, como sábados, dias de recesso escolar ou eventuais dias de pontos facultativos, para não afetar o calendário de 200 dias letivos.
O município também providenciou, preventivamente, 300 colchões, 200 kits de higiene pessoal, 200 kits de limpeza e 500 fardos de água, para enfretar os fortes temporais.
” Estamos trabalhando antecipadamente, com prevenção, para oferecermos uma resposta mais rápida e qualificada em caso de detectarmos consequências no município por conta das chuvas”, informou o prefeito Cláudio Feerreti.
A Prefeitura de Petrópolis apontou que a decisão de ampliar a suspensão das aulas para um ponto facultativo refere-se a alagamentos e deslizamentos na cidade, mas que serviços essenciais devem continuar.
“O atendimento emergencial de saúde será mantido em todo o município, assim como o funcionamento normal da Comdep, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil Municipal (GCM), Assistência Social, Defesa Civil e outros órgãos envolvidos no enfrentamento às chuvas”, confirmou o município em nota.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Aulas são canceladas em cidades do Rio devido a alertas de temporais no site CNN Brasil.