‘Ainda há muito a ser feito’ para os indígenas, afirma Lula ao cacique Raoni #shorts

'Ainda há muito a ser feito' para os indígenas, afirma Lula ao cacique Raoni #shorts

Durante visita à aldeia Piaraçu (MT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que ainda há muito a ser feito pelos povos indígenas. Ao lado do cacique Raoni, Lula afirmou que eles têm o direito de lutar por suas terras e destacou o papel indígena na preservação ambiental.

Raoni pediu que o presidente desista da exploração de petróleo na Margem Equatorial, próximo à Amazônia. “Penso que não devemos explorar esse petróleo. Isso garante menos poluição, menos aquecimento. Já tive contato com os espíritos que alertaram para as consequências de continuar destruindo a natureza”, afirmou Raoni, por meio de intérprete. Lula evitou comentar, apesar de já ter sinalizado apoio à proposta.

O encontro antecede o Acampamento Terra Livre, que reunirá lideranças indígenas em Brasília na próxima semana e cobrará do governo avanços na demarcação de terras e políticas de proteção contra a violência.. Lula também entregou a Raoni a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria do Estado brasileiro, e foi aconselhado a “pensar no seu sucessor”.

🎥 Reprodução: AFP
📺 Confira na JP News e Panflix
#shorts

Adicionar aos favoritos o Link permanente.