Leiloar relíquias do “influencer de Deus” é obra de Satanás, diz arcebispo

Em breve, a geração Y terá seu primeiro santo jogador de videogame quando Carlo Acutis for canonizado no final deste mês. Mas leiloar relíquias supostamente ligadas ao “influenciador de Deus” não é permitido, de acordo com um arcebispo italiano.

A declaração veio depois que um vendedor anônimo tentou vender fios de cabelo de Acutis online.

Os lances chegaram a US$ 2.200 antes que o lote fosse removido depois que o arcebispo Domenico Sorrentino – que lidera a diocese de Assis, onde o corpo de Acutis está sendo mantido e onde as supostas relíquias estavam sendo leiloadas – chamou a polícia.

Relíquias — desde fios de cabelo até fragmentos de ossos — são há muito tempo itens devocionais importantes para os fiéis católicos, e a Igreja incentiva a oração diante de relíquias de santos e futuros santos, mas o direito canônico proíbe sua venda, de acordo com Sorrentino.

Eles podem ser doados por seus donos ou por bispos, enquanto relíquias significativas, como corações e órgãos, não podem ser doados sem permissão do Vaticano. Mas isso nunca pode ser por compensação financeira, disse Sorrentino em um vídeo postado no site da diocese.

“Depois de verificarmos o leilão na internet, decidimos registrar uma reclamação. A que o ídolo do dinheiro pode levar. […] Temo que Satanás tenha uma mão nisso”, disse o arcebispo.

Sorrentino apresentou uma queixa à polícia em Perugia, que está investigando a venda das supostas relíquias.

“Pedimos a apreensão delas”, disse Sorrentino no site da diocese.

“Não sabemos se as relíquias são reais ou falsas, mas mesmo que tudo fosse inventado, se houvesse engano, estaríamos na presença não apenas de um golpe, mas também de um insulto ao sentimento religioso.”

“O negócio de comércio de relíquias é predominante”, acrescentou Sorrentino.

“Na internet, há um mercado de relíquias que dizem respeito a vários santos, como nosso Francisco [de Assis], com uma lista de preços. Algo [que é] impossível de aceitar”, pontuou.

Acutis, que morreu de leucemia em 2006 aos 15 anos, é amplamente reconhecido como um modelo de vida cristã para jovens fiéis e que, segundo Sorrentino, será uma espécie de “santo padroeiro da internet” quando for canonizado.

A cerimônia acontecerá na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em 27 de abril.

Com informações de Christopher Lamb, da CNN Internacional

Hierarquia da Igreja Católica: entenda os principais cargos e funções

Este conteúdo foi originalmente publicado em Leiloar relíquias do “influencer de Deus” é obra de Satanás, diz arcebispo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.