Um surfista de aproximadamente 45 anos foi encontrado afogado no mar de Santos, no litoral sul de São Paulo, na tarde do último sábado (5). O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que o homem foi localizado por outros surfistas que estavam na praia do Canal 5.
A Marinha havia alertado para ventos fortes e ondas de até 3,5 metros no litoral Sul e Sudeste. Para São Paulo, a previsão era de ondas com picos entre 2,0 e 2,5 metros no sábado, dia em que o surfista foi localizado.
De acordo com os Bombeiros, o grupo percebeu uma prancha imóvel na área de arrebentação. Ao se aproximarem, encontraram o surfista inconsciente.
Um salva-vidas do GBMar foi acionado e, ao chegar ao local, constatou que a vítima ainda apresentava pulso, porém com grande quantidade de espuma nas vias aéreas.
Após realizar o posicionamento lateral, o salva-vidas continuou o monitoramento, mas o surfista perdeu os sinais vitais enquanto aguardava a chegada da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (USA).
O bombeiro tentou realizar a reanimação cardiopulmonar. O homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro (PS) Zona Leste, mas não resistiu e morreu.
Segundo o GBMar, a vítima ainda não foi identificada. Trata-se de um homem branco, com cerca de 45 anos, e possívelmente casado, já que ainda segundo os Bombeiros, usava uma aliança.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Surfista morre afogado após grandes ondas no mar de Santos no site CNN Brasil.