
Mais de 200 mil pessoas participaram da 33ª edição do Festival de Curitiba, que termina neste domingo (6). Com o lema “Para Todos“, durante 14 dias o evento de artes cênicas contou com cerca de 350 atividades.
Elas foram realizadas em mais de 70 locais de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo teatros, praças, ruas e espaços alternativos. O evento reuniu espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, e até um evento gastronômico.
A programação do Festival de Curitiba foi dividida em várias categorias. Na Mostra Lúcia Camargo, a curadoria assinada por Giovana Soar, Danielle Sampaio e Patrick Pessoa reuniu, pela primeira vez, companhias das cinco regiões do país. Ela também contou com quatro espetáculos internacionais de países latino-americanos.
Na segunda edição da Mostra Surda de Teatro foram apresentados sete espetáculos em Libras, sendo três para o público infantil. A programação também contou com uma oficina de dança e um sarau de poesia surda. A mostra teve mais de 1.500 espectadores.
Já a Mostra Fringe reuniu 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e cinco países, além de quase 50 oficinas de dança e processo criativo. Nestas apresentações, foram mais de dez espetáculos em Libras, sendo um para o público infantil, além de duas montagens com audiodescrição.
O Risorama, evento voltado ao humor, reuniu mais de 8 mil pessoas nas oito sessões, e o Gastronomix, que contou com chefes renomados, teve três dias e sete mil visitantes.
Além disso, também fez parte do Festival de Curitiba a terceira edição da Rodada de Conexões. Neste ano ela conectou 70 companhias teatrais a curadores do Brasil e contribuiu para a formação de 380 oportunidades.
Com isso, estimativa de movimentação para os próximos meses é de R$14 milhões, segundo a empresa especializada em inteligência de mercado e parceira do evento.
Informações: Brenda Niewiorowski