Festival de Curitiba movimenta cerca de R$50 milhões

Festival de Curitiba movimenta cerca de R$50 milhões

A 33ª edição do Festival de Curitiba foi responsável por movimentar cerca de R$ 50 milhões, segundo entidades dos setores hoteleiro, de gastronomia e de entretenimento (Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos; Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares; Associação Brasileira dos Bares e Casas Noturnas).

Ao todo, mais de 200 mil pessoas participaram da 33ª edição do Festival de Curitiba, que terminou neste domingo (6). Ao todo cerca de 350 atividades foram apresentadas durante as duas semanas de evento. Os encontros foram realizados em mais de 70 locais de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo teatros, praças, ruas e espaços alternativos.

O evento reuniu espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, e até um evento gastronômico. Após o sucesso desta edição, uma das diretoras do festival, Fabíula Passini, afirma que já é hora de planejar próximo Festival de Curitiba.

A programação do Festival de Curitiba foi dividida em várias categorias. Na Mostra Lúcia Camargo, a curadoria assinada por Giovana Soar, Danielle Sampaio e Patrick Pessoa reuniu, pela primeira vez, companhias das cinco regiões do país. Ela também contou com quatro espetáculos internacionais de países latino-americanos.

Na segunda edição da Mostra Surda de Teatro foram apresentados sete espetáculos em Libras, sendo três para o público infantil. A programação também contou com uma oficina de dança e um sarau de poesia surda. A mostra teve mais de 1.500 espectadores. O diretor do Festival de Curitiba, e Leandro Knopfholz, afirma que o evento conseguiu entregar uma programação que faz jus ao lema “Para Todos”.

A Mostra Fringe deste ano reuniu 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e cinco países, além de quase 50 oficinas de dança e processo criativo. Nestas apresentações, foram mais de dez espetáculos em Libras, sendo um para o público infantil, além de duas montagens com audiodescrição.

O Risorama, evento voltado ao humor, reuniu mais de 8 mil pessoas nas oito sessões, e o Gastronomix, que contou com chefes renomados, teve três dias e sete mil visitantes. Além disso, também fez parte do Festival de Curitiba a terceira edição da Rodada de Conexões.

Neste ano ela conectou 70 companhias teatrais a curadores do Brasil e contribuiu para a formação de 380 oportunidades. Com isso, a estimativa de movimentação para os próximos meses é de R$14 milhões, segundo a empresa especializada em inteligência de mercado e parceira do evento.

Reportagem: Brenda Nieworowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.