Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (8) mostra que 53% dos entrevistados acreditam que o Brasil deve reagir às taxações dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros usando a diplomacia.
Por outro lado, 33% acham que o governo brasileiro deveria taxar os produtos norte-americanos de volta. Veja os resultados:
- Deveria tentar reverter a situação pela diplomacia: 53%
- Deveria taxar os produtos americanos de volta: 33%
- Não sabem/não responderam: 14%
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Tarifaço de Trump
Nos EUA, agentes alfandegários começaram a cobrar, no último sábado (5), a tarifa unilateral de 10% imposta pelo presidente Donald Trump sobre todas as importações de muitos países, entre eles o Brasil.
Trump excluiu das tarifas produtos sujeitos a taxação separada de segurança nacional de 25%, incluindo aço e alumínio, carros, caminhões e autopeças.
As importações, que foram avaliadas em US$ 645 bilhões no ano de 2024, incluem petróleo bruto, produtos petrolíferos e outras importações de energia, produtos farmacêuticos, urânio, titânio, madeira e semicondutores e cobre.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quaest: 53% defendem diplomacia para tentar reverter tarifaço de Trump no site CNN Brasil.