
Implantação de galerias e pavimentação em ruas de Engenheiro Taveira começaram em janeiro de 2024 e deveriam ter durado seis meses. Novo prazo de entrega, no caso do pré-asfalto, é 23 de junho. Moradores de bairro em Araçatuba sofrem com atraso de obras desde janeiro
As obras de infraestrutura que incluem a implantação de galerias pluviais e a pavimentação no bairro Engenheiro Taveira, em Araçatuba (SP), estão sendo realizadas há mais de um ano e ainda não foram finalizadas. Os moradores reclamam da situação atual e dizem que isso impacta na rotina deles.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
As obras começaram em janeiro de 2024 e deveriam ter durado seis meses, mas já chegam a 15 meses. Mas o prazo, agora, é dia 23 de junho, quando deve ser terminada a etapa de pré-asfalto.
Carmen Bezerra, trabalhadora rural e moradora do bairro, contou como a situação dos moradores é difícil por conta do estado da rua e também o que acontece quando chove.
“A rua está toda esburacada, é um absurdo isso, tinha que melhorar um pouco e quando tá chovendo não dá nem pra sair de casa, essa semana mesmo, choveu e meu neto não foi pra escola porque não tinha como levar ele debaixo de chuva e o carro não saía da garagem”, disse.
Morador sai a pé em meio à lama, em rua em obras danificadas pelas chuvas, no bairro Engenheiro Taveira, em Araçatuba
TV TEM/Reprodução
Segundo a prefeitura, a obra é feita pela Construtora Vilarinho Ltda-EPP, com contrato de R$ 5,49 milhões.
Durante dezembro de 2024 as ruas no bairro estão intransitáveis para ônibus escolares, transporte coletivo e caminhões de coleta de lixo. Moradores do bairro tiveram que deixar os carros estacionados em outras ruas por ser impossível dirigir ali.
Após chuvas provocarem estragos, Defesa Civil vistoria casas com rachaduras em bairro de Araçatuba
Motivos do atraso
Em resposta à TV TEM, a Prefeitura de Araçatuba atribuiu o atraso na conclusão a “interferências não previstas encontradas durante a obra, bem como a falta de liberação de uma faixa de propriedade, por meio de desapropriação, para execução de ramais”.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Botelho Cubas, disse que a obra depende, ainda, de ações por parte da concessionária de água e esgoto do município, a Samar, para que não haja danos nas redes enterradas.
“Basicamente são algumas esquinas das ligações das bocas de lobo que faltam, e essas esquinas têm muitas interferências de alguns dutos da Samar, de água e esgoto. Para não fazer o atropelo que se fez das outras vezes, estourando tudo que é rede de esgoto de água e prejudicando mais munícipes, estamos dependendo da Samar e ela vai nos ajudando lá com bastante cautela. Precisamos da ajuda para que não haja essa interferência”, detalha.
A TV TEM também procurou a Samar para entender qual o papel dela nessa obra. A resposta veio na nota abaixo:
“A GS Inima Samar está dando apoio às obras da Prefeitura em Engenheiro Taveira destinando uma equipe que faz a sondagem para a localização das redes de água e esgoto já existentes nas ruas do bairro e indica onde ficam essas redes para que não sejam atingidas durante as obras de ligação das bocas de lobo para o escoamento da água de chuva. A presença da Samar não tem qualquer impacto para a continuidade da obra da Prefeitura. Mesmo com o apoio dado desde o início das obras, em março do ano passado, o rompimento de ramais de água e esgoto provocados pela empresa terceirizada da Prefeitura é constante, necessitando a presença de uma equipe permanente da Samar no local. Por causa dessas quebras, a Samar já realizou 332 reparos de redes de água e esgoto. Também implantou 3.500 metros de novas redes e fez 466 novas ligações de água e esgoto.”
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
S