Nível do rio Madeira registra cota máxima e recua em Porto Velho (RO)

Em meio ao aumento das chuvas no Inverno Amazônico, o rio Madeira, em Porto Velho (RO), registrou a cota máxima de 16,74 metros na manhã desta terça-feira (28). Ao longo do dia o rio recuou para 16,68 metros — ainda pouco mais de 30 centímetros da cota de inundação.

Para esta época do ano, a média de cota de normalidade do rio é de 15,27 metros, de acordo com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB).

A projeção da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é de que o rio Madeira alcance a cota de 16,75 metros até o final desta semana — um centímetro acima do maior nível registrado.

O monitoramento da agência indica tendência de estabilização no rio nos próximos dias, caso previsões de chuva se confirmem.

Na capital de Rondônia, 51 comunidades foram afetadas pela subida do rio Madeira às margens da cidade, de acordo com a defesa civil municipal.

No dia 30 de março, quando a cota do rio Madeira era de 16,46 metros, a BR-425, principal acesso aos municípios Pérola (RO) e Mamoré (RO), ficou com trechos submersos.

Uma operação conjunta com as forças Armadas está sendo elaborada para que um ponto de apoio fluvial seja estabelecido dentro do rio, de acordo com a prefeitura da capital Porto Velho (RO).

O governo de Rondônia tem, desde a implantação do Comitê da Crise Hídrica, em 2023, 44 municípios em atuação em conjunta com o estado para minimizar os impactos causados pelas enchentes e garantir assistência emergencial à população afetada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nível do rio Madeira registra cota máxima e recua em Porto Velho (RO) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.