Com a saída de Juscelino Filho do Ministério das Comunicações, o União Brasil avalia indicar o líder da bancada na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), para assumir a vaga.
A expectativa é que a pasta continue sob comando do União Brasil. A indicação de Pedro Lucas tem o aval do próprio Juscelino Filho e de outras lideranças do partido. Hoje, o deputado é considerado o favorito para o cargo, inclusive pelo presidente da sigla, Antônio Rueda.
Juscelino e Pedro Lucas são próximos e o líder da Câmara tem mostrado alinhamento com o governo após integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na recente viagem à Ásia.
O martelo, no entanto, ainda não estaria batido. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Paulo Azi (União-BA), também foi citado em conversas.
Caso o ministério não seja mantido com o União Brasil, o que é visto como uma probabilidade baixa, integrantes da cúpula avaliam que o caminho poderia ser desembarcar de vez do governo Lula.
O União Brasil tem uma bancada de 59 parlamentares na Câmara e que costuma se dividir no apoio às pautas do governo, o que incomoda integrantes do Palácio do Planalto por se tratar de um partido com três ministérios na Esplanada.
Além das Comunicações, a sigla também tem o Ministério do Turismo e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que apesar de ser chefiado por Waldez Góes, do PDT, entra na cota do União Brasil pela indicação do ministro ter partido de uma articulação de membros do União, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).
Este conteúdo foi originalmente publicado em União avalia indicar líder na Câmara ao Ministério das Comunicações no site CNN Brasil.