A Premier League terá pelo menos cinco times garantidos na próxima edição da Champions League após a impressionante vitória do Arsenal por 3 a 0 sobre o Real Madrid na partida de ida das quartas de final, nesta terça-feira (8), em Londres.
O Campeonato Inglês precisava de apenas uma vitória em qualquer uma das três competições europeias para garantir uma das duas vagas extras — além das quatro concedidas aos quatro primeiros colocados na tabela — dadas aos países mais bem classificados no ranking de coeficientes da Uefa.
Nesse sistema, os times ganham dois pontos por vitória e um por empate, somando todos os pontos obtidos por cada clube e dividindo pelo número de equipes daquela liga participantes na Europa.
A Inglaterra pode ter até sete times na próxima Champions se o Aston Villa vencer a edição deste ano sem se classificar via Premier League e se o Manchester United ou o Tottenham forem campeões na Europa League. A Itália lidera a corrida pela segunda vaga adicional, com Espanha e Alemanha logo atrás.
O líder da Premier League, o Liverpool, e o segundo colocado, o Arsenal, devem conquistar duas das cinco vagas disponíveis, enquanto o Nottingham Forest tem boa margem para garantir a terceira. Chelsea, Newcastle United, Manchester City, Aston Villa, Brighton e Bournemouth sonham com as demais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vitória do Arsenal garante cinco clubes ingleses na próxima Champions no site CNN Brasil.