Peça encanta público infantil com histórias e natureza

Peça encanta público infantil com histórias e natureza

“Um passarinho me contou” é um ditado popular conhecido por muitas pessoas, mas neste espetáculo que leva o mesmo nome, um passarinho realmente contou. A peça, apresentada na sexta-feira (4), na Praça Osório, aborda a história de um jovem menino que adora observar os pássaros e, além disso, contar histórias sobre eles.

A peça, apresentada e produzida por Darlan Gebing, tem o objetivo de aproximar as crianças da natureza, retratando a sustentabilidade e o meio ambiente por meio de uma linguagem infantil.

O espetáculo, presente na 33° Edição do Festival de Curitiba, foi produzido em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, onde muitas crianças não têm acesso direto à natureza, pois moram em prédios, em um grande centro urbano.

“O objetivo é fazer com que a criança, através das histórias de pássaros, se relacione com a natureza, entenda que a natureza também é ela, faz parte dela”, conta Darlan.

Em cena, há objetos como máscaras, uma arara de pendurar roupas, uma maleta, uma viola e uma gaiola. Todos são utilizados durante a apresentação e são essenciais para compor a peça. Algo que chama a atenção é uma casa de joão-de-barro, uma verdadeira construção feita pelo pássaro.

“Eu a encontrei em um lugar abandonado — era um prédio onde, um dia, o joão-de-barro construiu. Ela estava há muito tempo parada, e eu fui lá e pensei: ‘Não, eu vou fazer algo com isso’. E aí ela está circulando por diversos estados, diversas escolas, muitos lugares”, diz.

A peça, por ter um tom literário, inspirou a criação do livro ‘Um passarinho me contou’, também escrito por Darlan. Nele está toda a história contada no espetáculo, além do uso de poesias do poeta brasileiro Manoel de Barros.

Colaboração: aluna Universidade Positivo Gabriella Rampazzo, com supervisão dos professores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.