Para ajudar emissoras e produtoras a atender às crescentes e mutáveis demandas do consumo de mídia, a Calrec apresentou na NAB 2025 um ecossistema ampliado de tecnologias interconectadas.
Com a produção remota e distribuída ganhando espaço como modelo sustentável e economicamente viável, a possibilidade de controlar qualquer sistema a partir de qualquer lugar proporciona uma forma de trabalho extremamente ágil. Ao oferecer acesso remoto a mais núcleos, faders, superfícies e controle, a Calrec garante aos usuários flexibilidade máxima para realizar transmissões. Para explorar todo o potencial desses fluxos de trabalho, a empresa apresentou em Las Vegas uma combinação de novos produtos, ampliação de funcionalidades e soluções de controle distribuído.
A Calrec também destacou recentes clientes do setor esportivo nos Estados Unidos, como a NEP Denali, que instalou um console Argo Q com 144 faders e um núcleo IP ImPulse em sua unidade móvel de produção remota Gold, de 53 pés. Segundo James Mullen, responsável de áudio da NEP Denali para eventos ao vivo e gravados, “a natureza configurável da superfície Argo, os painéis personalizados e os botões de função dos faders, aliados ao imenso poder do sistema, colocam o console em uma posição única no mercado de áudio para transmissões. Um dos nossos recursos favoritos é o acesso remoto à superfície que oferecemos ao operador A1 antes mesmo de o programa ser carregado. Ele pode preparar confortavelmente o programa de onde estiver — seja de casa, de um hotel ou até de um avião.”
Uma das principais novidades apresentadas na feira foi o True Control 2.0, que proporciona combinações de fluxo de trabalho ainda mais flexíveis. Essa nova geração da tecnologia de produção remota da Calrec consiste em um ecossistema IP adaptável, que permite às emissoras adotar produção distribuída, reduzir custos e escalar os recursos conforme a demanda.
Com capacidade para controlar até cinco dispositivos Calrec simultaneamente, o True Control 2.0 agora é compatível com todos os produtos da linha nativa IP da Calrec. Durante a NAB, ele passou a oferecer suporte também aos consoles Apollo+ e Artemis+, além dos já compatíveis Argo Q, Argo S, Argo M, Type R, ImPulse, ImPulse 1 e ImPulseV.
Lançamentos Argo M e ImPulse V
Como parte do ecossistema ampliado do True Control 2.0, os modelos Argo M e ImPulse V também foram lançados durante a NAB 2025. O Argo M é um console IP de áudio para broadcast ultracompacto, com DSP, entradas e saídas e GPIO integrados. Baseado na mesma tecnologia da já consolidada plataforma Argo da Calrec, o Argo M é um console plug-and-play com 24 ou 36 faders e até 356 canais de DSP internos prontos para uso. Pode ser conectado a ambientes em rede baseados em ST 2110 e aos núcleos ImPulse existentes, permitindo a criação de ambientes IP multiconsole com capacidade de expansão conforme crescem as demandas de produção.
Já o ImPulse V é um motor de mixagem de áudio baseado em nuvem, que oferece processamento virtualizado da Calrec em um ambiente nativo na AWS. Pode ser usado para ampliar fluxos de trabalho já existentes com processamento adicional, realizar mixagens paralelas em sincronia com conteúdos reproduzidos em nuvem para gerar uma versão específica para transmissão ou ainda permitir acesso remoto a uma superfície de mixagem virtual. Otimizado para desempenho com baixa latência, o ImPulse V oferece processamento, controle, roteamento e mixagem de áudio em tempo real com eficiência e precisão. O controle pode ser feito por qualquer superfície compatível com o True Control 2.0.
Atualizações para rádio, novos recursos e controle MIDI
A Calrec também lançou na NAB uma atualização de software voltada para o console Type R, com foco no público de rádio. Entre as novas funções estão a gravação de conteúdos fora do ar sem impactar a mistura principal, controle GPIO aprimorado para talkback, etiquetas de usuário para buses Mix Minus e um novo pacote DSP com 120 canais e 32 auxiliares. Outra novidade é a atualização do amplificador auxiliar para os núcleos DSP ImPulse e ImPulse 1, além das três versões do console Argo. A Calrec também lançou controle MIDI em toda a plataforma Argo, oferecendo suporte ao controle de DAWs.
Por fim, após várias instalações de destaque, como a da Raycom Sports, a Calrec apresentou demonstrações dos consoles Argo Q e Argo S durante o evento. A Raycom Sports atualizou recentemente sua unidade móvel principal, a HD1, com um console Argo S com 60 faders e dois núcleos DSP ImPulse 1 redundantes.
Site relacionado: http://www.calrec.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
O post NAB 2025: Calrec expande ecossistema com fluxos de trabalho dinâmicos e máxima flexibilidade apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.