Superintendente diz que ônibus em Teresina são pontuais e usuários esperam porque chegam ‘antes da hora’


Carlos Daniel se referia aos passageiros que utilizam o aplicativo de monitoramento de ônibus da capital, afirmando que a plataforma é confiável, mas que falta a população aprender a usar. Usuários relatam que o app apresenta falhas e, às vezes, não funciona. Superintendente da Strans explica a atual condição do Transporte Público de Teresina
O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina, Carlos Daniel, afirmou nesta quarta-feira (9), em entrevista à TV Clube, que os ônibus que fazem o transporte público da capital são pontuais e os usuários que utilizam o Siu Mobile Teresina, aplicativo de monitoramento de ônibus, esperam porque chegam às paradas “antes da hora”.
“A pessoa que usa o aplicativo, é melhor que só vá para a parada no momento certo. Se você sabe que seu ônibus passa em 20 minutos, não vá antes porque ele não vai passar. Vá faltando 5, 8 minutos que você pega na hora certa”, afirmou o gestor.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Às vezes a pessoa vai para a parada e o ônibus dela está previsto para passar 40 minutos depois. Ela chegou no momento em que o ônibus dela acabou de passar e o outro só 40 minutos depois”, completou o superintendente afirmando que é necessário que o usuário aprenda a usar a aplicativo.
“É importante que a população aprenda a usar o aplicativo para diminuir o sofrimento dela na parada. Vá no horário, pode confiar que o aplicativo está funcionando e o ônibus vai passar na hora certa”, declarou.
Contudo, alguns usuários questionam a declaração do superintendente. É o caso da estudante Joyce Nirvana, que utiliza o aplicativo no cotidiano e afirmou ao g1 que a plataforma costuma apresentar falhas.
“Às vezes não aparece o ônibus, às vezes o aplicativo só não abre mesmo, fica aparecendo a tela de carregando. Tem outro problema de que só aparece o ônibus na parada se ele tiver a menos de 30 minutos de chegar lá”, descreveu.
“Algumas rotas lá não são atualizadas, por exemplo, o caso da linha 405 (Planalto Uruguai-Shopping) que aumentou a frota, mas no aplicativo ainda tem os horários como se tivesse só um ônibus rodando”, relatou a estudante.
280 ônibus fazem o transporte
Carlos Daniel informou que, atualmente, 280 ônibus circulam durante o horário de pico em todas as zonas da capital e que, recentemente, percebeu-se um aumento no número de passageiros. Com isso, a Superintendência estuda uma forma de organizar o serviço para se adequar à demanda.
“Colocamos os ônibus para rodarem nos horários certos e estamos tendo um acréscimo considerável de passageiros. No mês passado houve um acréscimo de 3% de na quantidade de passageiros que usam o sistema de transporte. Os ônibus são distribuídos conforme a demanda que existe”, informou o superintendente.
Em relação à cobrança da população pelo aumento da frota de ônibus, o gestor informou que a STRANS está analisando um débito entre a Prefeitura e o Consórcio SITT, que são as empresas de trânsito, referente ao ano de 2021 a 2024.
O superintendente afirmou que o aumento da frota só vai acontecer após um acordo para a quitação dessa dívida. “Quitada essa dívida, nós vamos pedir que venham novos ônibus”, pontuou Carlos Daniel.
Parada de ônibus no terminal da Praça da Bandeira, Centro de Teresina
Lucas Marreiros/g1
*Caroline Rosário, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.