O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que limitará as taxas recíprocas a 10% por um prazo de 90 dias.
Ao mesmo tempo, ele anunciou que aumentaria as tarifas sobre a China para 125%, intensificando sua retaliação com Pequim.
Trump afirmou que “autorizou uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”.
Na mesma mensagem, Trump disse que estava aumentando as tarifas dos EUA sobre a China enquanto trabalha para trazer Pequim à mesa de negociações.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, espero que em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, escreveu ele.
*Em atualização
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump limita tarifas recíprocas em 10% por 90 dias; China tem taxa de 125% no site CNN Brasil.