South Summit Brazil prevê superar US$ 25 bi em investimentos

Com expectativa de superar US$ 25 bilhões em investimentos disponíveis, a 4° edição do South Summit Brazil começou nesta quarta-feira (9), no Cais Mauá, centro histórico de Porto Alegre.

Os números impressionam: mais de 700 speakers, mil investidores, 150 fundos de investimentos e startups de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Mais de 24 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento.

O evento tem o objetivo de fazer a conexão entre ideias inovadoras e investidores. Mais de 2 mil startups se inscreveram nesta edição para uma competição. Dessas, 50 foram selecionadas para a final, que acontece nos próximos três dias.

Durante o evento, essas empresas vão apresentar seus produtos e passar por avaliação de uma comissão de jurados. Cinco ideias serão escolhidas vencedoras. Os prêmios foram divididos em categorias: Melhor Equipe, Mais Escalável, Mais Disruptiva, Mais Sustentável e Winner Global.

O South Summit também conta com uma extensa programação de palestras, com mais de 700 speakers. Entre os convidados, por exemplo, estão o fundador do Orkut, Orkut Buyukkokten, a presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, o gerente de marketing do TikTok, André Vernareccia, e o CEO da Vakinha, Luiz Felipe Gheller.

Entre os temas debatidos, estão Sustentabilidade, Digitalização e Mudança Social.

A Tatiana Pimenta está entre os palestrantes do evento. Ela é fundadora de uma startup que faz o desenvolvimento e a gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas.

”Hoje, a gente utiliza a inteligência inteligência artificial nos nossos processos. A gente tem ferramentas de diagnóstico aqui que vão ajudar as empresas nesse mapeamento de risco psicossocial. Então, é super urgente a gente falar sobre a saúde mental, contar com ajuda das empresas, e usar a tecnologia pra isso” – destaca a CEO.

No eixo da sustentabilidade, uma startup gaúcha oferece uma solução para empresas que ajuda a quantificar as emissões de CO2 e a desenvolver um plano de descarbonização. A empresa, que é parceira do evento, É a responsável pelo inventário de emissões de gases de efeito estufa do South Summit há três anos.

Na edição de 2024 em relação ao ano anterior, por exemplo, com o uso da tecnologia, foi possível identificar a redução de 7% de emissões gerada por rejeitos e transportes, a partir da mudança na destinação dos resíduos. Além disso, também foi observada redução de 31% de emissões geradas por combustíveis, com a troca de maquinários por veículos elétricos. A ideia é tornar a operação do evento ainda mais sustentável neste ano.

“As empresas, os governos, precisam fazer esse cálculo da pegada de carbono. Precisam entender o seu impacto no planeta, então por isso que estão tão estimuladas as tecnologias verdes como essa e de outras startups aqui. São soluções pra ajudar as empresas a superar esses desafios de sustentabilidade” – explica o CEO da empresa, Elias Neto.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em South Summit Brazil prevê superar US$ 25 bi em investimentos no site CNN Brasil.

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