O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (9), que a culpa pela alta nos preços dos alimentos no Brasil é do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“O tema do dólar gerou essa variação de preço absurda no final do ano. Portanto, atribuo, sim, a eleição de Trump e essa guerra comercial a uma mudança nos preços dos alimentos no nosso país. O dólar hoje é o elemento principal da inflação de alimentos no Brasil”, disse o ministro em audiência no Senado.
O ministro argumenta que, como o preço da soja, milho e café são definidos em bolsas americanas, qualquer valorização do dólar — que desvaloriza o real — encarece os alimentos no mercado interno.
Teixeira ainda afirma que outros fatores causadores de inflação, como o consumo interno, estavam sendo controlados pelo governo federal.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, encerrou 2024 em 4,83%.
Os maiores impactos sobre a inflação de 2024 vieram do grupo Alimentação e Bebidas, que acumulou alta de 7,69% em 12 meses e contribuiu com 1,63 pontos percentuais para o IPCA do ano.
O Banco Central mantém hoje a taxa de juros em 14,25% ao ano como forma de tentar controlar a inflação.
Ainda na audiência, o ministro afirmou ter recebido a informação de que o dólar está em queda e as bolsas estão em alta.
“Espero que ele revogue essa decisão de brigar com o mundo inteiro”, disse Teixeira, em referência ao presidente dos Estados Unidos.
Como noticiado pela CNN, o dólar inverteu o sinal e passou a cair abaixo dos R$ 6 nesta quarta-feira (9), após anúncio de Donald Trump sobre pausa em algumas tarifas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro de Lula culpa Trump pela alta nos preços dos alimentos no Brasil no site CNN Brasil.