
Dez pessoas foram presas em uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. O grupo traficava principalmente cocaína do Paraguai e da Bolívia.
Segundo as investigações, que tiveram início em julho de 2023, a organização mantinha uma infraestrutura para fracionar os entorpecentes em Cascavel, no oeste do Paraná, e em Monte Alegre, no Pará.
O delegado da Polícia Federal, Robson Petter Gonçalves, explica que carros de luxo com fundo falso eram usados no transporte das drogas entre o Brasil e o Paraguai. Os entorpecentes trazidos da Bolívia entravam no país pelo Rio Amazonas.
Durante a operação denominada Antigua, foram cumpridas 54 medidas cautelares, com apreensão de 14 aparelhos celulares, 9 veículos, documentos, uma espingarda e 37 munições. A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados.
Ainda segundo o delegado, a organização criminosa tinha um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, por meio da compra de fazendas, estrategicamente localizadas próximas a cursos d’água, para facilitar o transporte de drogas por meio de embarcações. Ao todo, três pessoas são consideradas foragidas.
A operação de hoje envolveu aproximadamente 80 policiais, com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal.
Reportagem: Vanessa Fontella