A partida entre Colo-Colo e Fortaleza pela Copa Libertadores da América, realizada na última quinta-feira (10), foi marcada por cenas de violência e tensão no Estádio Monumental, em Santiago, Chile. Igor Holanda, torcedor do Fortaleza presente no local, relatou à CNN Brasil os momentos de pânico vividos durante e após o jogo.
Segundo Holanda, com quase duas décadas de experiência em arquibancadas, o incidente foi o mais tenso que já presenciou. “Realmente foi um momento de tensão que eu confesso que nunca tinha passado. Em quase 20 anos de arquibancada e 10 de imprensa esportiva, nunca tinha visto um momento tão tenso quanto o de ontem”, afirmou.
O torcedor apontou falhas na segurança do estádio como um dos principais fatores para o descontrole da situação. “Eu acredito que houve um despreparo por parte da segurança local, que a todo momento deixou torcedores livres com balaclava, pedaços de ferro”, relatou Holanda.
Falta de comunicação agravou a situação
Um dos aspectos mais preocupantes destacados por Holanda foi a falta de informação durante o tumulto. “O estádio com o sistema de som muito ruim, né? Não é a qualidade do som, mas com poucas informações. A gente ficou a todo tempo sem informações do que estava de fato acontecendo e fomos recebendo tudo via redes sociais”, explicou.
A confusão teria se intensificado no segundo tempo da partida, quando a torcida do Colo-Colo subitamente parou de cantar. Posteriormente, informações sobre a morte de dois torcedores em confrontos com a polícia começaram a circular, embora os detalhes ainda não estivessem claros no momento.
“No segundo tempo, nós notamos que a torcida do Colo-Colo simplesmente se calou, parou de cantar. […] E aí depois chegou a informação de que dois torcedores acabaram falecendo em confusões com a polícia”, relatou Holanda.
Apesar dos momentos de tensão, o torcedor do Fortaleza fez questão de tranquilizar os familiares e amigos sobre a situação dos torcedores brasileiros presentes no estádio. “Eu quero tranquilizar os torcedores do Fortaleza, que está tudo bem com a torcida do Fortaleza que esteve presente no estádio”, concluiu Holanda.
-
1 de 8Jogadores do Fortaleza correm para o vestiário após invasão no gramado • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
2 de 8Jogadores do Fortaleza correm para o vestiário após invasão no gramado • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
3 de 8Torcedores do Colo-Colo invadem estádio Monumental e jogadores do Fortaleza correm para o vestiário • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
-
4 de 8Torcedores do Colo-Colo invadem estádio Monumental e jogadores do Fortaleza correm para o vestiário • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
5 de 8Torcedores do Colo-Colo invadem estádio Monumental e jogadores do Fortaleza correm para o vestiário • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
6 de 8Torcedores do Colo-Colo invadem estádio Monumental e jogadores do Fortaleza correm para o vestiário • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
-
7 de 8Torcedores do Colo-Colo invadem estádio Monumental e jogadores do Fortaleza correm para o vestiário • Marcelo Hernandez/Getty Images
-
8 de 8Torcida do Colo-Colo acende sinalizadores no jogo contra o Fortaleza • Marcelo Hernandez/Getty Images
Este conteúdo foi originalmente publicado em Colo-Colo x Fortaleza: torcedor relata pânico no estádio durante jogo no site CNN Brasil.