South Summit: 3 mil startups mostram o potencial inovador do mercado brasileiro


Além dos projetos práticos, representantes de empresas de mais de 60 países debateram ideias novas sobre negócios. O futuro da comunicação e a transformação digital também estiveram em foco em um dos maiores eventos de tecnologia e negócios da América Latina. South Summit termina com premiação a startups em Porto Alegre
Terminou nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre, o South Summit, um dos maiores eventos de tecnologia e negócios da América Latina.
Três mil startups mostraram o potencial inovador do mercado brasileiro. Um protótipo de drone promete levar ajuda humanitária a quem ficar isolado em uma inundação.
“A nossa principal ideia é transportar itens para auxiliar as pessoas a se manterem até um resgate mais específico chegar à enchente. Itens como colete salva-vidas, capa de chuva e mantimentos como água e alimentos, diz Adílio Camargo, proprietário.
Outra solução é a realidade virtual criada por uma universidade para complementar o treinamento da Polícia Militar.
“Baseado em uma dor que eles tinham de vamos tentar colocar alguma tecnologia, vamos tentar diminuir os custos dos nossos treinamentos, e a gente vem trabalhando juntos nessa parceria para criar outros módulos mais voltados para o treinamento tático e operacional”, conta o professor universitário Leonardo Albernaz Amaral.
Porto Alegre recebe o South Summit, um dos maiores eventos de inovação da América Latina
O projeto já vem sendo testado pela corporação.
“A gente vai trabalhando a ferramenta, deixando ela em condições de incorporar o nosso treinamento militar e aí sim a gente vai fazer a expansão, primeiro para as escolas de treinamento e depois para os batalhões”, diz o tenente-coronel Roberto Donato, chefe do Escritório de Inovação da Brigada Militar/ RS.
Além dos projetos práticos, representantes de empresas de mais de 60 países debateram ideias novas sobre negócios. O futuro da comunicação e a transformação digital também estiveram em foco.
South Summit: 3 mil startups mostraram o potencial inovador do mercado brasileiro
Jornal Nacional/ Reprodução
A Globo celebrou no evento os 100 anos de história, com um olhar para a inovação. O diretor-presidente, Paulo Marinho, apresentou ao lado de Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS, afiliada da TV Globo, as transformações já em teste para a TV 3.0, com mais interatividade, conteúdo personalizado, qualidade de som e imagem.
“A Globo tem um papel importante e tem esse histórico de muito investimento em tecnologia e inovação. É a convergência total do mundo broadcast que a gente conhece com o ambiente digital. A gente vai ter muito mais capacidade de entender o consumidor. Uma capacidade de dados muito maior. Porque você digitaliza todo o processo, ali o consumo da televisão. Então, a gente conhece muito mais profundamente o consumidor. São mais de 100 iniciativas acontecendo na Globo neste momento em termos de inteligência artificial. A gente tem como uma visão de inovação na Globo de deixar a inovação acontecer na ponta”, afirma Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
No encerramento do evento, uma premiação reconheceu as cinco startups que mais se destacaram. Uma desenvolveu uma tecnologia que agiliza a rotina em escritórios de advocacia.
“Eu sou um advogado. Então, eu nunca pensei em criar uma empresa de tecnologia. Eu acho que esse é o recado, mostrar que é possível”, diz o empreendedor Rafael Saccol Bagolin.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.