Ataques a delegado citam acusações sem provas e sem sentido de “traição da pátria”

Boatos.org

Boato – Descobriram que o culpado por prender bolsonaristas inocentes é o delegado Fábio Alvarez Shor e que ele é um “traidor da pátria”.

Análise

Após o 8 de janeiro, da prisão de simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado e investigações que miram grupos de ódio, muita gente que disseminava mensagens de ódio e falsas começou a se vitimizar.

É neste contexto que ataques em grupo começaram a ser direcionados para o delegado da Polícia Federal Fábio Alvarez Shor. Uma imagem dele como “procurado” (como se fosse um criminoso) está circulando junto com mensagens de que ele seria um traidor da pátria e que seria o “culpado” por bolsonaristas estarem presos. Leia:

TRAIDOR DA PÁTRIA. Este é o delegado Fábio Alvarez Shor, que por anos conseguiu ficar anônimo, sem fotos na internet. Ele é o responsável por prender patriotas inocentes e fazer milhares de crianças chorarem por seus pais.

Checagem

O conteúdo (muito perigoso, por sinal) está se espalhando com todas as forças em diversas redes sociais e, principalmente, pelo WhtsApp. Por isso, estamos aqui para verificar algumas das alegações na publicação e contextualizar detalhes sobre o assunto. As perguntas a serem respondidas são as seguintes: 1) Quem é Fábio Alvarez Shor? 2) O delegado da PF Fábio Alvarez Shor é o culpado por prender patriotas inocentes? 3) Quais são as consequências deste tipo de compartilhamento?

Quem é Fábio Alvarez Shor?

Fábio Alvarez Shor é um delegado da Polícia Federal responsável por algumas operações que desagradaram bolsonaristas. A última delas é o inquérito das joias que envolve Bolsonaro. Ou seja: não é coincidência que os ataques tenham começado agora.

O delegado da PF Fábio Alvarez Shor é o culpado por prender patriotas inocentes?

Não. A pessoa em questão é apenas um servidor da Polícia Federal. Ele apenas cumpre o que a lei determina e realiza as operações e investigações. Se há um responsável pela prisão são os próprios “patriotas”. Esses, ao contrário do que prega a alcunha, tentaram aplicar um golpe de estado e/ou incitaram um golpe. Apenas a lei está sendo cumprida.

Quais são as consequências deste tipo de compartilhamento?

Mensagens como essa só servem para incitar o ódio e, sim, podem ser perigosas fisicamente para o delegado da PF. A própria Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) lançou uma nota sobre o assunto falando sobre os ataques. Leia:

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) repudia veementemente as declarações do senador Marcos Do Val e os ataques sofridos pelo Delegado de Polícia Federal Fábio Shor, bem como manifesta apoio irrestrito e solidariedade à autoridade policial. A Associação não vai admitir que nenhum Delegado ou Delegada Federal seja covardemente atacado em decorrência da condução da investigação. Os elementos informativos e provas produzidas no inquérito policial devem ser discutidos pela via adequada, ou seja, a judicial, não sendo admitida em hipótese nenhuma a personalização das críticas em redes sociais com objetivo de ferir e expor moralmente o profissional responsável pela condução do inquérito policial.

Essa grave conduta pode, inclusive, colocar em risco a vida do Delegado e de sua família. Além de infelizes, os ataques desconsideram a autonomia investigativa do Delegado, que é manifestada na conclusão do inquérito, sendo esse ainda submetido à análise do Ministério Público e a uma decisão final do juízo competente, notadamente em relação as medidas cautelares. A entidade está estudando as medidas judiciais cabíveis e se prontifica a dar todo o apoio necessário ao Delegado Fábio Shor. Reiteramos que a integridade e a dignidade dos Delegados de Polícia Federal devem sempre e incondicionalmente ser preservadas e respeitadas, uma vez que desempenham um papel fundamental na manutenção da justiça e da ordem no nosso país.

Conclusão

Fake news ❌

Ao contrário do que apontam os ataques que estão sendo realizado na internet, o delegado Fábio Alvarez Shor não é culpado pela prisão de patriotas. Ele está apenas cumprindo a sua missão. A culpa é de quem descumpriu a lei.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Ataques a delegado citam acusações sem provas e sem sentido de “traição da pátria” appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.