Novo canal de reclamações da Anatel é divulgado

Novo canal de reclamações da Anatel é divulgado

Os consumidores que enfrentam problemas com as operadoras de telefonia contam agora com um novo canal digital para reclamações na Anatel. A agência já está recebendo essas queixas via WhatsApp.

O objetivo é melhorar o suporte aos consumidores e simplificar o processo de registro e acompanhamento de reclamações. No WhatsApp vai ser possível registrar, consultar e reabrir protocolos. Futuramente, também será possível fazer consulta de informações pelo novo canal.

A superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, explica que, para usar o serviço, é preciso que o consumidor seja cadastrado no site da Anatel ou pelo call center.

Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% de registros de reclamações diversas. A jornalista Míriam Silva teve várias experiências ruins nos atendimentos das operadoras de telefonia celular. Para ela, um dos grandes problemas desses serviços são os atendimentos robotizados.

O cadastro pode ser feito pelo consumidor diretamente no site. Para acessar o novo canal da Anatel, basta adicionar o número 0800 61 0 1331 no WhatsApp e iniciar a conversa. Segundo dados da agência, em 2025, foram recebidas mais de 400 mil reclamações contra as operadoras. Ao todo, 92% dos casos foram resolvidos, com uma média de espera de oito dias.

Reportagem: Juliano Couto

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