Bolsonaro desembarca em Brasília, onde deve passar por cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, na noite deste sábado (12), em Brasília, após ter sido internado em Natal, na tarde de sexta (11), ao sentir dores abdominais. Na capital federal, o político deve passar por mais uma cirurgia.

O líder da direita no país chegou no Distrito Federal por volta de 21h40 e seguiu para o Hospital DF Star por volta das 22h.

Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte cumprindo agenda e faria uma série de visitas a municípios e obras que receberam recursos do governo federal durante seu mandato.

O ex-presidente, porém, passou mal e foi atendido às pressas enquanto estava na cidade de Tangará, a cerca de 90 km da capital, ainda na manhã de sexta-feira. Ele foi levado de carro para o Hospital Municipal Aluízio Bezerra na cidade vizinha de Santa Cruz e foi estabilizado.

Bolsonaro seguiu de ambulância, depois do primeiro atendimento, até o estádio municipal de Santa Cruz e foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado para o Hospital Rio Grande, em Natal.

No X (antigo Twitter), Bolsonaro informou que os médicos observaram uma complicação no intestino delgado que teria causado o mal-estar e disse que teria sido uma “consequência das múltiplas cirurgias” que teve de passar devido a facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Bolsonaro já passou por pelo menos cinco procedimentos cirúrgicos relacionados ao episódio.

“Depois de tantos episódios semelhantes ao longo dos últimos anos, fui me acostumando com a dor e com o desconforto. Mas, desta vez, até os médicos se surpreenderam. O Dr. Claudio Birolini me explicou que este foi o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida em 2018. Estou estável, em recuperação, e mais uma vez cercado por profissionais competentes, a quem só posso agradecer”, escreveu ele.

Quadro clínico

Segundo o último boletim médico, divulgado às 11h deste sábado pela equipe médica do Hospital Rio Grande, Bolsonaro evoluiu de forma estável nas últimas 24 horas e teve uma noite de sono tranquila.

“Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento”, diz o comunicado.

O ex-presidente “segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro desembarca em Brasília, onde deve passar por cirurgia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.