A cidade de São Paulo ganhou, neste sábado (12), a maior trilha de seu território urbano: a Trilha Interparques. Lançada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o percurso tem 182 km de extensão e conecta importantes áreas de conservação ambiental e ecoturismo na zona sul da capital.
A trilha integra Parques Naturais Municipais (PNMs), Parques Estaduais, represas, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.
O trajeto tem início na Balsa da Ilha do Bororé, no Grajaú, e passa por pontos como os PNMs Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava, além do Parque Estadual Várzea do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar — Núcleo Curucutu e a RPPN Curucutu, retornando ao ponto de partida.
Além da extensa área verde, a trilha oferece pontos de contemplação e lazer em meio à natureza preservada. No caminho, os visitantes podem aproveitar píeres com vista para a represa Billings, uma torre de observação de incêndios com panorama para a Guarapiranga e áreas destinadas a piqueniques, cercadas por cenários naturais e um lago.
O percurso, totalmente demarcado com placas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, proporciona segurança e orientação para os visitantes, e integra o circuito de ecoturismo do município, ampliando as opções para atividades ao ar livre e educação ambiental.
Segundo a Prefeitura, a Trilha Interparques atravessa áreas de rica biodiversidade, com a transição da Mata Atlântica para o Cerrado em determinados pontos. Entre as espécies de flora encontradas estão o cedro-rosa, embaúba-prateada, cambuci, samambaiaçu, tapiá, palmito-juçara e araucária, algumas delas ameaçadas de extinção.
A fauna também é destaque no percurso, com a presença de macacos bugios-ruivos, essenciais para a dispersão de sementes, além de tangarás-dançarinos, caxinguelês, quatis e diversas outras espécies nativas.
“O percurso permite que os visitantes tenham contato direto com a biodiversidade paulistana. Além da experiência imersiva na Mata Atlântica, a trilha reforça a importância da preservação e do equilíbrio ambiental e fortalece a economia e o turismo na região”, destacou Rodrigo Ashiuchi, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.
O mapa completo da Trilha Interparques está disponível na página oficial da Prefeitura de São Paulo.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em SP inaugura a maior trilha da cidade com 182 km de natureza e ecoturismo no site CNN Brasil.