
Medida visa combater proliferação da dengue; cidade enfrenta epidemia que já soma mais de 9 mil casos da doença e seis mortes em 2025. Para combater descarte irregular de lixo, Araçatuba abre ecopontos 24 horas
Cinco ecopontos de Araçatuba (SP) passaram a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. A mudança, anunciada pela prefeitura, tem como objetivo facilitar o descarte correto de resíduos e combater o descarte irregular, prática comum em vários bairros da cidade e que representa um risco à saúde pública, especialmente em meio à epidemia de dengue.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Araçatuba amplia funcionamento de ecopontos para 24h após registrar 30 áreas com descarte irregular
Reprodução/TV TEM
Segundo a prefeitura, pelo menos 30 pontos de descarte irregular já foram mapeados no município. Muitos estão em áreas de preservação permanente, beiras de estrada ou até mesmo ao lado dos próprios ecopontos.
Araçatuba amplia funcionamento de ecopontos para 24h após registrar 30 áreas com descarte irregular
Reprodução/TV TEM
O lavrador José Luiz da Silva, morador próximo a um desses pontos, convive com o problema há anos. “Tem ecoponto lá em cima, mas o povo joga [o lixo] aqui. Inventa uma desculpa, joga de dia, joga de noite. É difícil”, conta.
A líder comunitária Andreia Alves vive ao lado de uma área de preservação e tenta há oito anos, junto a outros 12 moradores, preservar o espaço. “Infelizmente, há alguns anos essa área está sendo usada como descarte irregular. Com o apoio do poder público, estamos tentando manter, mas o problema continua. Antigamente era pior, até mesmo descarte de animais. E com isso, tivemos um índice muito grande de dengue por vários anos”, disse.
Araçatuba já confirmou mais de 9.300 casos positivos de dengue em 2025, com seis mortes. A ampliação do horário dos ecopontos é uma das estratégias adotadas para enfrentar a epidemia, já que o descarte irregular de lixo favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de escorpiões e outros vetores.
Araçatuba amplia funcionamento de ecopontos para 24h após registrar 30 áreas com descarte irregular
Reprodução/TV TEM
Nos ecopontos, a população pode descartar materiais como entulho, restos de podas de árvores, móveis, eletrodomésticos e recicláveis (como papel, vidro, plástico e alumínio). Além dos cinco ecopontos que já operam 24 horas, a prefeitura anunciou a abertura de mais dois: um no bairro Engenheiro Taveira e outro no São Rafael, ainda sem data definida.
Para reforçar a medida, a prefeitura informa que vai instalar cancelas e ampliar o monitoramento com câmeras de vigilância nos ecopontos, além de aumentar a fiscalização nos locais onde o descarte irregular é frequente.
A expectativa é que, com mais fiscalização e acesso facilitado ao descarte legal, a população colabore mais com a limpeza da cidade e com o combate à dengue.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM