
A vacinação contra a Covid-19 será retomada em 109 Unidades de Saúde de Curitiba a partir desta segunda-feira (14). Devido ao baixo estoque, a imunização estava até então concentrada em menos unidades. A ampliação foi possível graças ao recebimento de novas doses por parte do Ministério da Saúde. São cerca de 40 mil doses disponíveis para pessoas que fazem parte do público prioritário e têm 5 anos ou mais e cerca de 25 mil doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Somente a Unidade Ouvidor Pardinho, no Centro, não vacina crianças. Todas as demais atendem a todos os públicos. Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina anticovid é indicada na rotina de vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com duas ou três doses (dependendo do imunizante). Pessoas que tenham 5 anos ou mais e façam parte do público prioritário também precisam receber reforços. Os idosos devem receber a vacina a cada seis meses. Gestantes, puérperas, imunocomprometidos com 5 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente com 5 anos ou mais devem receber o imunizante uma vez ao ano.
Em 2025, foram aplicadas 54,7 mil doses de reforço nos públicos prioritários, que somam 714 mil pessoas no total. Atualmente, o Ministério da Saúde realiza o cálculo de cobertura da vacina anticovid apenas para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e crianças, que somam 348,6 mil. Para estes públicos, a cobertura atual em 2025 no município está em 9%, 13% e 7%, respectivamente. Desde o início da vacinação contra a Covid-19, Curitiba já aplicou 5,3 milhões de doses de imunizantes. Cerca de 88,4% de toda a população do município está imunizada com o esquema primário de vacinação (doses iniciais).
Em relação ao número de casos da doença, nos três primeiros meses de 2025, foram registradas na cidade 3.099 ocorrências de Covid-19 e 10 mortes. No mesmo período do ano passado, foram 23.152 casos e 103 mortes.
Informações: Juliana Goss