Tempo ameno melhora qualidade de ovos produzidos na região de Ribeirão Preto, mas preço não sofre reajuste


Dias mais frescos proporcionados pela chegada do outono fazem com que galinhas se alimentem mais e melhor. Cooperativa de Guatapará (SP) trata 800 mil ovos por dia para venda. Ovos de galinha têm melhor qualidade no outono
Luciano Tolentino/EPTV
O preço do ovo, que segue em alta na região de Ribeirão Preto (SP), não deve cair nas próximas semanas, e a provável razão, segundo o consultor em agronegócio José Carlos de Lima Júnior, é o custo da nutrição das aves.
“Está mais caro. A disparada do milho desde o segundo semestre de 2024 continuou neste 2025, encarecendo o custo do confinamento, dado que as poedeiras têm alimentação controlada”.
O que vai melhorar, a partir de agora, é a qualidade do produto. Isso porque as temperaturas mais amenas, por conta da chegada do outono, devem ajudar na produção.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em uma cooperativa agrícola de Guatapará (SP), que recebe a produção de várias granjas da região, já é possível notar a mudança.
“Isso acontece, porque as aves, neste clima mais ameno, se alimentam melhor e então acabam produzindo ovo de melhor qualidade de casca, de integridade de gema”, explica o gerente Clebson Sinhorelli.
No local, 800 mil ovos são tratados por dia. Eles passam por máquinas onde são lavados, estufa com iluminação, que permite uma análise interna, e são separados por peso. Segundo Sinhorelli, são classificados mil ovos por minuto e o clima, nesta época do ano, faz toda a diferença.
“Isso ajuda muito na questão da qualidade do ovo. Elas tomam mais água, comem mais ração e isso reflete em produção”.
Estufa com iluminação permite uma análise interna dos ovos em cooperativa em Guatapará, SP
Reprodução/EPTV
Ainda segundo Sinhorelli, o preço do ovo ainda deve se manter em alta, porque muitas granjas intensificaram as exportações e, muitas vezes, acaba faltando ovo para o mercado regional.
Em Ribeirão Preto, o valor médio de uma caixa de ovos com 20 unidades pode chegar a R$ 20, dependendo da região onde for comprada.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.