
O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas do Paraná precisa de doações de sangue nesta segunda-feira (14). A unidade opera com níveis críticos de estoque. A situação tem gerado grande preocupação, uma vez que a reposição urgente é fundamental para garantir o atendimento seguro e eficaz a pacientes em situações de emergência, cirurgias e tratamentos contínuos, como os de câncer e doenças hematológicas.
Os tipos sanguíneos O e todos os negativos são os mais escassos, mas todos os tipos são necessários e bem-vindos. Importante ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Atualmente, o Banco de Sangue precisa de, no mínimo, 50 doações por dia para manter os estoques em níveis seguros. No entanto, na última semana, o número de doações caiu pela metade, com uma média de apenas 25 doações diárias. Essa redução pode estar relacionada à queda da temperatura e acende um alerta para o risco de desabastecimento e a consequente suspensão de procedimentos que dependem de transfusões e do atendimento a pacientes com doenças hematológicas. Especialmente no que diz respeito a doação de plaquetas.
O CHC é um hospital de referência no atendimento de alta complexidade, recebendo pacientes de todas as regiões do Paraná e até de outros estados.“Cada bolsa de sangue representa a chance de sobrevivência para uma criança com leucemia, uma mãe em trabalho de parto ou um paciente em cirurgia de emergência. A solidariedade da população é fundamental para que possamos continuar salvando vidas todos os dias”, afirma a chefe do Banco de Sangue do CHC, Geiza Rafaelli.
As doações podem ser feitas no próprio Banco de Sangue do CHC, localizado à Rua General Carneiro, 181 – anexo ao prédio do hospital. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É possível fazer agendamento pelo telefone (41)
Quem pode doar sangue:
• Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis)
• É preciso que tenham mais de 50 kg
• Estejam em boas condições de saúde
• No dia da doação é importante que estejam bem alimentadas e descansadas.
Critérios para doação de plaquetas:
– as mesmas da doação de sangue e
– ter bom acesso venoso e disponibilidade de 1h30 no processo de doação
– ser do sexo masculino ou, no caso de mulheres, nunca ter tido gestação ou perdas estacionais.
Informações: Lorena Pelanda, com assessoria