Série de furtos atinge comércios em Itapetininga; câmeras flagram ação dos criminosos


Pelo menos três comércios foram furtados entre o sábado (12) e o domingo (13) em Itapetininga. As ações dos criminosos, registradas por câmeras de segurança, ocorreram nos bairros Vila Reis, Belo Horizonte e no Centro. Pelo menos três comércios foram furtados em Itapetininga
Pelo menos três comércios foram furtados entre o sábado (12) e o domingo (13) em Itapetininga. As ações dos criminosos, registradas por câmeras de segurança, ocorreram nos bairros Vila Reis, Belo Horizonte e no Centro.
Nos três casos, os suspeitos agiram com tranquilidade, mesmo diante da presença de câmeras de monitoramento. Em uma das ocorrências, o furto aconteceu durante o dia, com o comércio em funcionamento. Assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Os comerciantes cobram reforço policial. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que os furtos aumentaram 10,78% em 2025: foram 226 registros neste ano, contra 204 no mesmo período de 2024.
Em uma pastelaria localizada no centro de Itapetininga, a gerente relatou os casos recorrentes. “Já roubaram várias vezes, desde que a gente abriu, há quase oito anos, a gente coloca pisca-pisca, luzes e eles furtam. Eles furtam hoje, passa um mês, furtam de novo”.
Suspeito furta dezenas de lâmpadas de uma pastelaria na madrugada de domingo (13) em Itapetininga (SP)
Reprodução/Itapê Ordinária
O prejuízo da loja já passa de R$ 1.500 após os furtos. “Da última vez, foram mais de 50 lâmpadas, cada uma custa uns R$ 30. Eles só esperam a gente por as lâmpadas para roubar”, afirma a gerente.
A gerente da pastelaria afirma que é preciso reforço no policiamento. “Sempre tem patrulhamento e quando eles podem ajudar, eles ajudam, mas precisa de mais”.
O que dizem as autoridades
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o policiamento foi reforçado com base nos pontos de maior incidência criminal.
“Esse esforço, somado às ações investigativas da Polícia Civil, possibilitou a prisão e apreensão de 268 infratores nos dois primeiros meses deste ano. Também houve redução de cinco casos de roubos em geral no mesmo período, comparado a 2024”.
A SSP informou que na madrugada desta segunda-feira (14), dois homens, de 18 e 25 anos, foram presos em flagrante por policiais militares por envolvimento no furto de um aparelho de ar-condicionado na na Avenida Doutor Valdomiro de Carvalho.
A Polícia Civil disse ainda que segue à disposição das vítimas para a formalização do boletim de ocorrência, medida fundamental para que os casos sejam devidamente investigados e os autores responsabilizados pelos crimes. “Além disso, esses registros são essenciais para o desenvolvimento de estratégias eficientes de enfrentamento à criminalidade”.
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informou que a Polícia Militar e Polícia Civil são os órgãos responsáveis pelo policiamento preventivo e investigações.
Também disse que a Guarda Municipal realiza o monitoramento e patrulhamento contínuo em Itapetininga, em apoio à Polícia Militar e demais forças de segurança, tanto na área urbana como rural. E que a atribuição da GCM se concentra no patrulhamento a prédios públicos e suas imediações. O executivo informou que investe no aparelhamento, formação, capacitação e aumento do efetivo da corporação.
Em 2024, a GCM atendeu aproximadamente 12 mil ocorrências diversas, o que resulta em uma média superior a 32 ocorrências/dia. E relação a crimes contra o patrimônio foram 115 ocorrências. Destas, em 25% dos casos, foram feitas prisões em flagrante, conforme o município.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.