Quem foi Antoni Gaudí, arquiteto que deve ser canonizado pela Igreja

A Igreja Católica anunciou na segunda-feira (14) que foi dado o primeiro passo rumo à canonização do arquiteto espanhol Antoni Gaudí, que faleceu em 1926. O artista modernista foi responsável pela construção da Basília da Sagrada Família e de outros edifícios importantes da cidade de Barcelona, na região autônoma espanhola da Catalunha.

Também são dele o Parque Güell, a Casa Batlló e a Casa Milà, que ajudaram a construir identidade à arquitetura catalã e foram todos erguidos no início do século passado.

A Sagrada Família, obra-prima de Gaudí, é a prova material da devoção católica do arquiteto. Ela é a maior igreja católica romana inacabada do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco e uma das maiores atrações turísticas da Europa.

A construção da Sagrada Família começou em 1882, mas o projeto, conhecido por suas imponentes torres góticas, permanece inacabado mesmo depois de Gaudí ter dedicado os últimos 12 anos de sua vida exclusivamente a ele.

A previsão era de que a obra fosse concluída até 2026, centenário da morte de Gaudí, a quem o veículo de comunicação do Vaticano, o Vatican News, se referiu como “o arquiteto de Deus”.

A data prevista foi adiada indefinidamente após a pandemia de COVID-19 reduzir a receita turística usada para financiar a construção.

*Com informações da Reuters

Veja também: Arquitetura moderna mudou a cara de São Paulo

Arquitetura vernacular: tradição e sustentabilidade em ambientes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem foi Antoni Gaudí, arquiteto que deve ser canonizado pela Igreja no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.