O presidente Donald Trump assinou nesta terça (15) um decreto que abre caminho para que agências do governo realoquem seus escritórios para fora de Washington, DC.
A ordem, que é o mais recente passo do governo para reformular a administração federal, revoga duas ordens dos ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton, que incentivavam a localização de instalações governamentais em áreas centrais de negócios e propriedades e distritos históricos.
“Revogar essas ordens restaurará o bom senso na gestão dos espaços de escritórios federais, permitindo que as agências escolham instalações mais econômicas e se concentrem em cumprir com sucesso suas missões para os contribuintes americanos”, diz a nova ordem executiva de Trump.
“O povo americano está espalhado por quase 10 milhões de quilômetros quadrados, em áreas urbanas, suburbanas e rurais. Para fornecer os serviços da mais alta qualidade de maneira eficiente e econômica, os departamentos executivos e agências devem estar onde o povo está”, afirma o texto.
Existem cerca de 2,4 milhões de trabalhadores federais nos Estados Unidos, excluindo os empregados pelo serviço militar e pelos Correios, sendo que 17% deles vivem na área metropolitana de DC, de acordo com dados do governo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump assina medida para agências do governo saírem de Washington no site CNN Brasil.