
O homem suspeito de manter a esposa em cárcere privado por cinco anos no Paraná foi indicado pela Polícia Civil. Jean Machado Ribas está foragido há cerca de um mês. O inquérito sobre o caso foi concluído nesta segunda-feira (14). O delegado Gabriel Fontana afirma que o suspeito deve responder por quatro crimes.
Jean, de 23 anos, passou a ser investigado após a companheira dele enviar um e-mail para a Casa da Mulher Brasileira pedindo ajuda. Ela também havia deixado um bilhete pedindo socorro para um frentista em um posto de combustível da região. No recado ela escreveu que sofria muita violência em casa, em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em março, um dia depois da denúncia, o suspeito chegou a ser preso em flagrante, mas foi solto após passar por uma audiência de custódia. De acordo com o Ministério Público do Paraná na época, a aplicação de medidas protetivas e cautelares seriam suficientes para assegurar a segurança da vítima.
A decisão levou em conta o fato do homem ser primário, não registrar antecedentes e não ter nenhuma medida protetiva anteriormente deferida. Um dia depois o órgão voltou atrás e solicitou a prisão preventiva do homem, com a justificativa do risco que o suspeito oferece à vida das vítimas.
A Polícia Civil pede que a população colabore com informações que possam auxiliar a encontrar o foragido Jean Machado Ribas. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones 197 ou 181.
Reportagem: Brenda Niewiorowski